RESUMO 1hj2

1240 palavras 5 páginas
UESPI
CURSO- PEDAGOGIA
DISCIPLINA- HISTORIA DA EDUCAÇÃO
ALUNO- THIAGO VENICIUS DE O. SOUSA

RESUMO 1
O MUNDO ANTIGO
Comunidades Tribais: a educação difusa
A pré-história constitui um período extremamente longo, em que instrumentos utilizados para a sobrevivência humana se transformarem muito lentamente. É bom lembrar que as mudanças não ocorreram de forma igual em todos os lugares. Também não há uniformidade no tempo, uma vez que o modo de vida das tribos nos primórdios não desapareceu de todo, tanto que ainda há tribos que vivem dessa maneira na Austrália, na África e no interior do Brasil.
A CULTURA TRIBAL
Estamos acostumados com a escola que às vezes nos parece estranho o fato de que essa instituição não existiu sempre, em todas as sociedades.
Por motivos diversos é muito difícil dar as características gerais desse tipo de sociedade.
A organização social tribal baseia-se em uma estrutura que mantem homogêneas as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. Mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem funções diferentes, o trabalho e os seus produtos são sempre coletivos.
A EDUCAÇÃO DIFUSA
Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais. a formação é integral-abrange todo o saber da tribo e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.

PARA ALEM DA VIDA TRIBAL
A escrita surge como uma necessidade da administração dos negócios, à medida que as atividades se tornam mais complexas. Algumas dessas transformações e suas consequências para a educação serão vistas nos próximos capítulos.

RESUMO 2
ANTIGUIDADE ORIENTAL: A EDUCAÇÃO TRADICIONALISTA
Do ponto de vista da educação- por serem sociedades de forte teor religioso, o que ha de comum em todas elas é o seu caráter estático ou de muito lenta mutação. Devido à complexidade delas, a educação exigiu a criação de escola, apesar de restrita a poucos e muito tradicionalista.
EDUCAÇÃO E

Relacionados