Lonwork

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia LonWorks® é uma inovação tecnológica na área da automação, e esta disponível para o mundo desde 1993.
Por: Paulo Roberto Cardinali, Engenheiro formado pela FEI.

Partindo da questão. - Como fazer para que o desenvolvimento de produtos inteligentes aplicados em sistemas de controle distribuído, seja feita em uma plataforma única e comum para todo tipo e peculiaridades de fabricantesdistintos no mundo, e garantir com isso que esses produtos e sistemas satisfaçam o maior desejo do usuário final, - que é ter e manter total interoperabilidade entre eles? A Echelon Corporation, dos EUA em 1993 da a resposta que o mercado esperava, e acaba por dar a solução ideal a essa questão. Em 1994 recebe apoio para essa tecnologia com aparecimento do órgão LonMark e finalmente em 1999conquista a norma EIA 709.3, definindo como norma o protocolo LonTalk para automação residencial. Esse projeto audacioso, batizado como “Tecnologia LonWorks ”, conta hoje com muitos adeptos, e esse número vem aumentando a cada ano, seja na área de desenvolvedores ou industrias, distribuídas pelo mundo todo, criando e desenvolvendo soluções com essa tecnologia. Nós da Conceito Tecnologia estamosdesenvolvendo e implementando produtos e soluções de sistemas com essa tecnologia LonWorks® desde 1997, e acompanhamos e mantemos sistemas e produtos instalados de terceiros. Neste ano de 2002 estamos desenvolvendo um projeto na área de telefonia (cujo número do protocolo é 01/03449-1), com comprovada inovação tecnológica pela análise de consultores “ad-hoc” da Fundação de Assistência a Pesquisa no Estadode São Paulo – (FAPESP), sendo este desenvolvimento, portanto subsidiado pelo governo. Já faz muito tempo que uma grande parte dos setores de automação industrial à automação predial, e da eletrônica embarcada à eletrônica de entretenimento, estão com uma firme tendência de substituírem, os controles centralizados convencionais, pelos sistemas de controle com inteligência distribuída.

E asrazões são muitas para incentivar essas tendências. Em um sistema de controle centralizado, os sensores remotos provêem a um microcontrolador – que, por sua vez, envia impulsos a sistemas monitores e atuadores. Cada sistema de controle centralizado é único, com seus requisitos próprios de entrada/saída e de processamento. Os sistemas de controle de grande porte, por serem mais complexos, podem serrepartidos em dois ou mais sistemas centralizados cujos microcontroladores centrais se comunicam continuamente. Esses sistemas de controle semidistribuido são de desenvolvimento e instalações onerosas, alem de caras são difíceis de serem expandidas junto com o crescimento natural dos empreendimentos dos empresários. Os projetistas desses sistemas convencionais sabem, que a maior parte do esforço deengenharia é gasta, implementando e testando os respectivos sistemas de comunicação, ao invés de todos estes esforços serem despendidos para aumentar e acrescentar mais recursos ao sistema de controle a que se propõem. http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/US P/USP/PROD/FULL/1187799 Mais detalhes e exemplos, sobre esses aspecto de comparação entre a tecnologia tradicional e a tecnologia LonWorks® étratado na síntese da dissertação de mestrado do Prof. Dr. Miguel dos Santos Alves Filho cujo tema é “Aplicação de Redes de Controle Distribuído em Processo de Pesagem Automatizado e Informatizado”. Alem do trabalho de pósgraduação com o tema da pesquisa “Aplicações e Limitações da Tecnologia LonWorks® na Automação” pelo Eng. Eduardo Mantovani. Ambos os trabalhos foram apresentado na EscolaPolitécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), e estão disponibilizados neste site.

A nova tecnologia LonWorks® é formada por uma rede de dispositivo de controle inteligentes, chamados “Nós”, que se comunicam usando um protocolo comum. Cada “Nó” da rede, por sua vez, contém inteligência embutida capazes de implementar o protocolo e desempenhar todas as funções de controle. Alem disso, cada...
tracking img