Resumo direito romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° cap.
O DIREITO ROMANO E SEU RESSURGIMENTO NO FINAL DA IDADE MÉDIA
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo o estudo do Direito Romano e as suas causas no final da Idade Média,acerca de uma visão genérica que destaca os aspectos socioeconômicos na sociedade romana e as fases da evolução do Direito Romano. Ademais, será tratado brevemente do abandono das práticas jurídicasna Idade Média e do Renascimento do Direito Romano do Ocidente.
14. CONCLUSÃO
O trabalho objetivou tratar de assuntos histórico-sociais da formação do direito romano enfatizando as questõespolíticas, culturais, filosóficas, econômicas e culturais.
Quanto ao direito romano procurou-se salientar o seu desenvolvimento político econômico através das diferentes classes que compunham a Roma naIdade Média .
Com relação aos fatores culturais, foi dito que a integração, pelos romanos, da Europa ao mundo clássico, marcou profundamente a cultura deste continente.
Já os fatores econômicos,dizem respeito ao surgimento do capitalismo mercantil que contribuiu para o acolhimento da jurisprudência clássica romana, na medida em que esta atendia às necessidades de um novo modo de produção emascensão.
Os chamados fatores políticos diziam respeito ao surgimento do Estado absolutista moderno. Como dito, a estrutura romano jurídica foi baseada no direito público e privado, principalmente noperíodo Imperial. Por um lado, à evolução autoritária e inquestionável do poder político, enquanto, por outro, garantia a autonomia dos agentes econômicos na esfera privada.
Nos fatoressociológicos, mencionamos o surgimento da burocracia, o desenvolvimento dos aparelhos judiciários e o acolhimento da jurisprudência romana pelos nascentes Estados centralizados, assim como o modeloromano-justinianeu que deu organização jurídica e manteve a forma tradicional do direito medieval baseado no costume.
Por fim, nos referimos os chamados fatores epistemológicos que resgata os textos jurídicos...
tracking img