Resumo de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍODO COSMOLÓGICO E AS PRIMEIRAS RAÍZES DA PSICOLOGIA

Para quem está iniciando seus estudos em psicologia, ou em história da psicologia recomendo veemente a leitura do livro: Raízes da Psicologia, de Izabel Ribeiro Freire, do qual extrairemos nosso estudo de hoje.
Como disse no post anterior aqui vamos estudar sobre os diferentes pensamentos dentro da Psicologia, mas para isso devemoscomeçar com os ancestrais do pensamento psicológico, onde se deu a origem de tudo.
Como já disse, a psicologia surge como parte da filosofia, mas para entendê-la melhor, devemos entender também o pensamento dos filósofos e seus respectivos contextos históricos.
Então, vamos lá!
Houve um período Chamado Período Cosmológico, onde a preocupação dos filósofos era de entender e explicar o cosmo(universo em seu conjunto total, do micro ao macro), ou seja, os filósofos estavam em busca da origem de tudo, que neste período era explicado pelos mitos.
Assim o primeiro pressuposto dos filósofos foi que o universo era composto de partes, ou misturas de elementos simples, assim deveriam encontrar os elementos que compunham, dessa forma só conseguiriam conhecer ao mundo, quando achassem o elemento maissimples que o compunha. Para eles também, existia uma força geradora de tudo, planetas, animais homens etc. E foi assim que surgiu o elementismo (atomismo ou monismo), pois os filósofos queriam reduzir o cosmo ao seu elemento mais simples.
Existem 5 grandes Filósofos do período cosmológico, e veremos a baixo o pensamento de cada um, e onde este pensamento influenciou as correntes psicológicas.Tales de Mileto
Foi o primeiro filósofo considerado do período cosmológico. Tales buscou o elemento mais estável que compunha o universo, pois esta seria a substância fundamental. Para ele tudo havia surgido da água, pois ela nutre os seres vivos e compõe a maior parte do planeta. Por considerar a água elemento vital, que gera vida Tales foi considerado elementista.
Heráclito de Éfeso
Heráclitojá descordava de Tales, pois para ele seria difícil reduzir o cosmo a um único elemento. Heráclito achava que o mundo estava em uma constante transformação, “um constante devir” assim para ele o mais importante era a dinâmica e não apenas um elemento estático. Para este filósofo tudo no universo, com o tempo, se transforma em seus opostos. Sua contribuição para psicologia foi muito importante,para lembrar aos psicólogos que ele não trabalha com elementos fixos, mas com seres humanos que mudam, e mudam sempre. Podemos extrair de seu pensamento que os seres humanos são únicos, singulares, e que não estaremos lidando com um elemento único, mas com vários elementos em transformação. Assim para Heráclito o que dava o “empurão” para a dinâmica do universo seria o Fogo.
Pitágoras de SamosAcho que quase todos já ouvirão, ou estudarão sobre Pitágoras (teorema de Pitágoras lembra?) então, para este grande filósofo o número é a essência permanente das coisas. Os conceitos matemáticos são intemporais e imóveis, e expressam as relações fixas e numéricas das coisas dentro de uma ordem rítmica, e a partir desses conceitos procurava descobrir a ordem permanente que regia o mundo. Pitágorassustentava a existência de uma alma imortal, distinta do corpo, ao qual preexiste e no qual se encarnava como em uma prisão. A contribuição desse filósofo para psicologia é essencial, pois foi através dos métodos quantitativos que a psicologia tornou-se ciência.
Anaxágoras de Clazômenas
Este filósofo diferentemente dos acima citados, não buscava um único elemento para explicar o cosmo, para eleexistiam as homeomerias, que seriam sementes que trariam em si o gérmen das coisas. Assim, essas sementes estavam primitivamente no magma, e foram separadas por uma força ou inteligência ordenadora. Sua frase celebre é “tudo está em tudo, pois em cada coisa há uma parte de todas as outras” dessa forma o essencial seria conhecer o que fazia com que esses elementos se uniam e se relacionavam. Para...
tracking img