Cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo afluente designa um rio, ribeiro ou qualquer outra linha de água que um rio principal recebe ao longo do seu percurso.

Efluentes são geralmente produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente. Podem ser tratados ou não tratados. Cabe aos órgãos ambientais a determinação e a fiscalização dosparâmetros e limites de emissão de efluentes industriais, agrícolas e domésticos. Para isso, é necessária a implantação de um sistema de monitoramento confiável. As exigências da legislação ambiental levaram as empresas a buscar soluções para tornar seus processos mais eficazes. É cada vez mais freqüente o uso de sistemas de tratamento de efluentes visando a reutilização de insumos (água, óleo, metais,etc), minimizando o descarte para o meio ambiente.

Existem basicamente duas categorias de efluentes líquidos: sanitários ou domésticos e industriais.

Filmes

Título: Erin Brockovich, uma mulher de talento
Título Original: Erin Brockovich
Diretor: Steven Soderbergh
Com: Julia Roberts e Albert Finney
Ano: 2000 Duração: 130 m
Sinopse:
Sinopse: Uma funcionária problemática de um modestoescritório de advocacia (Julia Roberts) ajuda seu chefe (Albert Finney) na investigação de um caso de saúde pública e, posteriormente, na proposição de uma ação contra poderosa empresa de utilidade pública na Califórnia.

Nossa análise do filme:
Erin Brockovich é uma mulher duas vezes descasada, sem escolaridade, pavio curto, cafona, desbocada e com sérios problemas de relacionamento. Mãe detrês filhos - um deles ainda de colo, corre desesperadamente em busca de um emprego. Após várias tentativas frustradas, consegue um sub-emprego em um modesto escritório de advocacia. Na função de arquivista, passa por suas mãos uma papelada sobre uma operação de compra e venda de imóveis envolvendo uma poderosa organização de utilidade pública – a Pacific Gás & Eletric Company, PG&E - emoradores de uma pequena localidade na Califórnia. Erin fica intrigada com a presença de laudos médicos numa questão patrimonial e resolve, por conta própria, investigar a estranha relação. No processo de investigação, usando de seus atributos físicos e de sedução, ouvindo moradores e coletando informações de várias fontes, desvenda um grande esqueleto: o cromo-6, usado para tirar ferrugem das máquinase liberado em grande quantidade durante anos pela empresa PG&E, teria contaminado os lençóis freáticos na região. Essa contaminação seria a causa de várias doenças produzidas na população da localidade, inclusive câncer. Num esforço fantástico de convencimento das vítimas de lutarem pelos seus direitos, Erin consegue juntar procurações de mais de 600 famílias. A ação é formalizada e a justiçacondena a PG&E a indenizar as vítimas em quase 400 milhões de dólares. Por conta do seu trabalho, Erin é promovida no escritório e embolsa 2 milhões de dólares. O final é como Hollywood gosta: triunfo do Bem sobre o Mal e a heroína será feliz para sempre.

O filme é apresentado como sendo “baseado em história real”. Uma preliminar: quando se diz que um filme, um livro, uma peça de teatro é“baseado(a) em fato real” as coisas se passam mais ou menos assim:
· 60% é realidade – a maioria dos personagens, seus nomes, o local e o ano em que a história aconteceu, os grandes contornos da trama;
· 10% nascem da livre extrapolação, isto é, aquelas adereços inseridos pelo autor que poderiam enquadrar-se na faixa do verossímil tipo “não foi exatamente assim que aconteceu, mas poderia tersido” . Esses agregados dão mais consistência à história, preenchem lacunas, facilitam a compreensão por parte do público, etc;
· 10% ficam por conta do delírio do autor. É o agregado onde ele coloca todas as suas dificuldades pessoais, neuras, carga ideológica, sua visão do mundo, projeções, frustrações, etc;
· 10% fazem parte do apelo, isto é, aquele tempero necessário para quebrar a...
tracking img