Resumo da biografia de amartya sen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ECONOMIA
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Amartya Sen

BIOGRAFIA

Amartya Kumar Sen nasceu em 3 de novembro de 1933 em uma cidade universitária indiana em Shantiniketan, Bengala Ocidental.  É em Dhaka, hoje em dia capital do Bangladeche, que se situam as suas origens familiares e foi lá que passou a maior parte da infância e iniciou a suaeducação formal. Filho de um professor universitário, depois de alternar os seus interesses entre o sânscrito, a matemática e a física, acabaria por descobrir o fascínio da economia. Em 1952 vai para a Inglaterra estudar economia na Universidade de Cambridge. E de volta à Índia, dá conferências na Universidade de Jadavpur e torna-se professor da Escola de Economia de Delhi.
Depois de lecionar naÍndia e nos Estados Unidos (EUA), Sen assume o cargo de professor titular do Trinity College, no Reino Unido e Foi laureado pelos seus contributos para a teoria da decisão social com o Premio de ciências econômicas em memória de Alfred Nobel, em 1988, e se torna o primeiro não britânico a ocupar a posição.
Em 1993, contribuiu para a criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) juntamentecom Mahbub ul Haq, que começou a ser usado desde aquele ano pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual, desde então o avanço dos países não é mais medido apenas pelo crescimento da economia.
Sua lucidez tem atraído à atenção de economistas, cientistas e educadores do mundo todo. Recebeu doutoramento honoris causa pela Universidade de Coimbra em 2011.
Sen é hojeum dos mais notáveis pensadores mundiais, uma referência para a discussão de temas como a globalização, o liberalismo econômico, o terrorismo ou a desigualdade entre os gêneros.

Contexto Histórico, Social e Político que influenciaram seu pensamento.

Amartya Sen um economista pioneiro do desenvolvimento e bem-estar social, expressou um ceticismo considerável quanto à validade dos pressupostosneoclássicos. Ele era um grande crítico da teoria das expectativas racionais, e dedicou sua obra para o desenvolvimento e os direitos humanos. Durante seu crescimento, conviveu com a miséria extrema, a sangrenta guerra separatista, o desmonte do Império Britânico e viu a fome matar pelo menos 3 milhões de pessoas em Bengala.
Intensamente marcado pela fome que atinge seu país, aprofunda o estudodas economias dos países em desenvolvimento e as condições de vida das populações mais pobres do planeta. Em 1981 escreve seu livro mais conhecido, Pobres e Famintos: Um Ensaio sobre Direito e Privação. Analisando catástrofes na Índia, em Bangladesh, na Etiópia e no Saara africano, Sen demonstra que até quando o suprimento de alimentos não é significativamente inferior que o de anos anteriores podeocorrer privação e fome. Sua conclusão é que a escassez de comida não constitui a principal causa da fome, como acreditam os acadêmicos, e sim a falta de organização governamental para produzir e distribuir os alimentos.
Sua maior contribuição é mostrar que o desenvolvimento de um país está essencialmente ligado às oportunidades que ele oferece à população de fazer escolhas e exercer suacidadania. E isso inclui não apenas a garantia dos direitos sociais básicos, como saúde e educação, como também segurança, liberdade, habitação e cultura.
"Vivemos um mundo de opulência sem precedentes, mas também de privação e opressão extraordinárias. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente suacondição de cidadão", diz Amartya.
O seu trabalho de investigação acerca dos mecanismos da fome e da pobreza, do desenvolvimento humano, do estado social e do liberalismo político valeram-lhe o Prêmio Nobel da Economia em 1998.

Principais obras

Suas principais obras foram:

A idéia de Justiça: É uma obra que se dedica à filosofia do Direito, Sen tem como principal aliado Adam Smith (e a...
tracking img