Pensadores economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
John Maynard Keynes
Economista inglês (5/6/1883-21/4/1946). Um dos pensadores econômicos mais influentes deste século. Nasce em Cambridge e estuda na universidade local, onde passa a lecionar. Em 1919 renuncia ao cargo de delegado britânico na Conferência do Tratado de Versalhes, por discordar das indenizações exorbitantes impostas à Alemanha no pós-guerra.
Expõe suas críticas no livro AsConsequências Econômicas da Paz (1919). Seu principal trabalho, A Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro (1936), é considerado a base da chamada "revolução keynesiana".
[pic]Nele, o economista contraria a teoria clássica segundo a qual as economias tenderiam para o equilíbrio e o pleno emprego. Sustenta que o desemprego pode perdurar indefinidamente se os governos não fizerem gastos paraestimular a economia e o crescimento. Em 1944 representa o Reino Unido na Conferência de Bretton Woods, que define a instituição do Fundo Monetário Internacional (FMI) para regular a economia ocidental no pós-guerra.
É frequentador assíduo, em 1907, do chamado grupo de Bloomsbury, nome do bairro em que residia a escritora Virginia Woolf e em cuja casa reuniam-se destacados intelectuais londrinos,como o romancista E.M. Forster e o poeta T.S. Eliot. Morre em Firle, no condado de Sussex.
http://www.algosobre.com.br/biografias/john-maynard-keynes.html


Aristóteles

[pic]Ver artigos principais: Aristóteles, Política (Aristóteles) e Ética a Nicômaco

[pic]

Platão e seu pupilo, Aristóteles, produziram uma grande influência na filosofia ocidental.

A política de Aristóteles(350 a.C.) se preocupava principalmente em analisar as diferentes formas de um estado (monarquia, aristocracia, governo constitucional, tirania, oligarquia, democracia) como uma crítica à defesa de Platão de uma classe dominante de "reis filósofos". Particularmente para os economistas, Platão tinha desenhado um modelo de sociedade com base na propriedade comum de recursos. Aristóteles via estemodelo como um anátema.
Embora Aristóteles certamente tenha defendido que existem muitas coisas em comum, ele argumentou que nem tudo poderia ser, simplesmente por causa da "maldade da natureza humana".[2] "É claramente melhor que a propriedade seja privada", escreveu Aristóteles, "mas o uso dele como comum, e a finalidade especial do legislador é criar nos homens esta disposição benevolente". NoLivro I de Política, Aristóteles discute a natureza geral das famílias e das trocas de mercado. Para ele, há uma certa "arte de aquisição" ou "aquisição de riqueza". O dinheiro em si tem o único propósito de ser um meio de troca, o que significa, para ele, que "é inútil ... não é útil como um meio para qualquer das necessidades da vida".[3] No entanto, aponta Aristóteles, como o "instrumento" dodinheiro é o mesmo, muitas pessoas são obcecadas na simples acumulação de dinheiro. "Tornar-se rico" para a uma família é "necessário e honroso", enquanto que a troca no comércio pela simples acumulação é "justamente censurado, pois é desonroso".[4] Aristóteles desaprovava a usura e o lucro através do monopólio.[5]

Idade média

[pic]Ver artigos principais: Tomás de Aquino, Escolástica,Duns Scot, Ibn Khaldun e Jurisprudência econômica islâmica

[pic]

[pic]

São Tomás de Aquino ensinou que preços crescentes em resposta à alta demanda era um tipo de roubo.

Tomás de Aquino (1225-1274) foi um teólogo e escritor italiano sobre questões econômicas. Ele ensinou em Colônia e Paris, e foi parte de um grupo de estudiosos católicos conhecidos como os escolásticos, que mudaram ofoco de suas investigações da teologia para os debates filosóficos e científicos. No tratado Suma Teológica, Aquino tratou do conceito de preço justo, que ele considerava necessário para a reprodução da ordem social. Tendo muitas semelhanças com o conceito moderno de equilíbrio de longo prazo, um preço justo deveria ser o suficiente para cobrir os custos de produção, incluindo a manutenção de um...
tracking img