Madeira e sua estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.    UM BREVE HISTÓRICO
A madeira sempre esteve presente na história das civilizações. Sua importância é inegável. Na pré-história, por exemplo, as árvores eram utilizadas como moradia, mas começaram a não abrigar o suficiente. Os primatas passaram, então, a “construir” tocas e cabanas, nas quais a madeira era utilizada como material de construção, sendo ela o primeiro material utilizado paraesse fim. Posteriormente, com o avançar das civilizações, o homem percebeu que eram inesgotáveis as utilizações desse material: surgem os primeiros barcos, utensílios domésticos e de trabalho, móveis, esculturas, entre outras. A madeira foi, também, combinada com outros materiais, como a palha, o ferro, a pedra e o barro.
Já no Brasil, antes do descobrimento, os índios viviam harmonicamente coma vegetação local. Retiravam apenas as árvores necessárias para abrir espaço para a construção de suas aldeias e para o cultivo da terra. A madeira extraída era utilizada nas edificações, na fabricação de tinta, de canoas, de vigas e pilares, de armas de caça, de instrumentos musicais e de trabalho. No entanto, com a chegada dos portugueses, a extração de madeira virou uma atividade econômicarentável. Houve, então, uma junção das técnica europeias com a tradicional utilização indígena da madeira. Nesse período, o uso da madeira e o seu aprimoramento se modificaram de acordo com as necessidades e culturas locais, e assim foi, também, com outras civilizações.

2.    FABRICAÇÃO

A madeira, tradicionalmente, é utilizada na fabricação de esquadrias e até a pouco tempo ela eratrabalhada artesanalmente. Com o avançar da tecnologia, a madeira foi perdendo espaço para outros materiais, mas, hoje, ela vem recebendo novas atenções.
No seu processo de fabricação, em seu início, a madeira deve estar seca, pois ao iniciar a fabricação dos perfis, se a madeira ainda estiver verde, ela continuará o seu processo de secagem e sofrerá deformações irreversíveis.
Na primeira etapa doprocesso de fabricação, ocorre o corte que dará forma aos perfis. Depois, a madeira deverá passar por um tratamento antisséptico que a protegerá de ataques de insetos e microrganismos. O tratamento da madeira é feito através da imersão total das peças em tanques que contenham os produtos químicos que irão dar proteção. Após o tratamento, as peças passam por máquinas que eliminam possíveisdeformações dando o acabamento desejado aos perfis de madeira. Com as peças acabadas, inicia-se o processo de montagem e colagem da esquadrias.
Ao chegar na obra, a madeira é entregue sem nenhuma proteção superficial e a pintura ou o envernizamento definitivo é feito depois de sua instalação.

2.1. Produção de cavacos no campo

Atualmente, existe um grande interesse, por parte de algumas empresasbrasileiras, nesse tipo de colheita de madeira. Já foram realizados alguns testes com equipamentos de produção de cavacos nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Nota-se como vantagem desse sistema, a economia que a sua produção tem em relação a produção de toras longas (com árvores de menor diâmetro), visto que se aproveita mais a árvore.
Vale ressaltar que, apesar da economia com aprodução, esse sistema também possui algumas desvantagem: o alto custo de seu maquinário e o acúmulo de material, oriundo do transporte dos cavacos (esses resíduos não podem ser aproveitados devido ao seu baixo custo).

No que tange ao transporte de cavacos, percebe-se outra desvantagem: a utilização da capacidade de carga do veículo. A densidade do material é baixa, o que faz com que o veículo preciseter maior capacidade volumétrica (para atingir o peso máximo permitido legalmente).



3.    CARACTERÍSTICA DO MATERIAL

A madeira é um material que se destaca pelas grandes possibilidades de seu uso. Tendo em vista isto, é de estrema importância que se tenha em mente suas características (para melhores resultados de sua utilização).
Tendo em vista o exposto, deve-se ter, também,...
tracking img