Pensadores economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AOKI
Contribuições para a economia:
Aoki é conhecido por seu trabalho na análise comparativa institucional, governança corporativa, a teoria da empresa, e desenvolvimento do leste asiático.
Suas principais contribuições acadêmicas na economia e nas ciências sociais em geral estão nos campos da análise comparativa institucional, teoria da empresa, e governança corporativa.
Aoki foi o primeiro aaplicar diretamente a análise institucional para o Japão, argumentando no final de 1980 que instituições como o emprego vitalício, o sistema de banco principal, as relações de longo prazo com fornecedores, e do governo como um mediador de grupo de interesse eram mutuamente complementares, jogo teórico-equilíbrios no contexto da evolução institucional do Japão.
Em sua obra de referência em 2001,rumo a uma análise institucional comparativa, Aoki desenvolveu uma abordagem teórica conceitual e analítica de jogo para estudos comparativos de instituições. Ele usou esse quadro para analisar como as instituições evoluem, por que as estruturas institucionais são diversas entre as economias , e quais os fatores que levam à mudança institucional ou rigidez.
A Teoria dos Jogos Cooperativos da Firma(1984) foi a primeira tentativa de sintetizar e unificar as várias teorias da empresa, como trabalhador, neoclássico controlado, e pontos de vista das partes interessadas da sociedade, como casos especiais de governança corporativa com pesos variados de poder de barganha atribuída aos membros da empresa. Os interesses de Aoki em seguida mudaram-se para comparações de várias estruturas deinformações internas da empresa (hierárquica, horizontal e modular), e suas aplicações para variedades internacionais de empresas corporativas em toda a anglo-americana, Japão Alemanha, do Vale do Silício, e nos sistemas chineses, bem como a uma avaliação comparativa dos desastres nucleares (Three Mile Island, Chernobyl e Fukushima) . Baseando-se em um desenvolvimento recente da teoria dos jogos empotencial, ele também mostrou que as condições suficientes e necessárias para os interessados ​​corporativos com diferentes funções payoff tende a comportar-se como se eles tivessem um objetivo comum: que eles compartilham um valor comum distributivo (tecnicamente representado como valor de Shapley). Essa percepção coloca a teoria econômica da empresa em um quadro mais amplo de análise institucional.Schumpeter
Contribuições para a economia: (Escola austríaca)
Apesar de Schumpeter ter encorarajado alguns jovens economistas matemáticos e ter sido presidente-fundador da Econometric Society (1933), ele não foi um matemático, mas um economista que sempre foi um entusiasta da integração com a Sociologia para o melhor entendimento de suas teorias econômicas. Atualmente considera-se que as ideias deSchumpeter sobre ciclos econômicos e desenvolvimento não podiam ser assimiladas através do instrumental matemático disponível em sua época. Tais teorias requeriam uma linguagem de sistemas dinâmicos não-lineares para serem parcialmente formalizadas.
Sua teoria do ciclo econômico é fundamental para a ciência econômica contemporânea. A razão, segundo o autor, para que a economia saia de um estado deequilíbrio e entre em um boom (processo de expansão) é o surgimento de alguma inovação, do ponto de vista econômico, que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio.
Exemplos de inovações que alteram o estado de equilíbrio são: a introdução de um novo bem no mercado, a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias; a conquista de novas fontes dematérias-primas, ou mesmo a alteração da estrutura de mercado vigente, como a quebra de um monopólio, por exemplo. A introdução de uma inovação no sistema econômico é chamada por Schumpeter de “ato empreendedor”, realizada pelo “empresário empreendedor”, visando a obtenção de lucro, que, segundo o autor, é o motor de toda a atividade empreendedora. Quando fala de lucro, Schumpeter não se refere à...
tracking img