Pensadores economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Robert Malthus
. Provavelmente foi o primeiro professor de Economia Política de que se tem notícia - pelo menos parece ter sido essa a primeira vez em que uma disciplina acadêmicarecebeu tal denominação. Malthus é conhecido pela formulação a respeito do futuro da humanidade. Uma vez que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressãoaritmética, segundo Malthus, a tendência é a fome, criando barreiras ao crescimento populacional. S Segundo ele, seria preciso adotar medidas positivas e preventivas, como o controle defertilidade, embora acreditasse que a guerra e outras catástrofes atuavam de forma mais contundente para a redução populacional. Segundo os críticos posteriores, Malthus não levou em conta a influênciada evolução tecnológica na produção agrícola.
Malthus é um pensador original e, embora tenha tido uma longa amizade com David Ricardo, não compartilhava suas idéias. Segundo o próprioRicardo, Malthus era um pensador voltado ao curto prazo, ao presente, enquanto Ricardo voltava-se mais à economia de longo prazo.

David Ricardo
Inglaterra acabava de completar a chamada PrimeiraRevolução Industrial e não só mudou o processo de produção com a introdução de máquinas, mas também modificouradicalmente a relação social, em que os artesãos foram transformados em proletários devido àconcentração de fatores, provenientes do avanço técnico, e causando uma radical mudança na relação entre meio urbano e meio rural inglês. Esse ciclo econômico tinha vindo para ficar e, de tempos emtempos, as crises no comércio achatavam os lucros dos empresários que, como conseqüência, geravam desemprego, piorando cada vez mais a situação das massas urbanas, o que produzia, logicamente, revoltase agitações entre os trabalhadores. Ricardo na época debateu muito as conseqüências do desemprego, que eram a miséria e a alta taxa de mortalidade.
A contribuição de David Ricardo ( 1772 - 1823 )...
tracking img