8684968496846

9936 palavras 40 páginas
Para ler Adam Smith: novas abordagens

Hugo E. A. da Gama Cerqueira φ
Resumo: Uma compreensão renovada do pensamento de Adam Smith emergiu ao longo dos últimos anos. Ela é resultado do esforço de intérpretes que optaram por enfatizar a dimensão política e ética de sua obra, contextualizando-a em relação aos problemas e motivações intelectuais do século XVIII. Este artigo apresenta a trajetória histórica da recepção da obra de Adam Smith e discute as interpretações mais recentes sobre a relação entre sua filosofia moral e sua economia política.
Palavras-chave: Adam Smith; economia política; filosofia moral; Amartya Sen.
Abstract: A new comprehension of Adam Smith’s writings arose in the last years. These studies emphasized the political and ethical dimensions of his work and its connection with the eighteenth-century context. This article reviews the historical reception of Smith’s works and discusses the recent literature about the relation between his moral philosophy and political economy.
Key words: Adam Smith; political economy; moral philosophy; Amartya Sen.
Área da ANPEC: 1 - Metodologia, História e Economia Política
Classificação JEL: B12; B31

φ

Do Cedeplar - Universidade Federal de Minas Gerais (E-mail: hugo@cedeplar.ufmg.br).

Para ler Adam Smith: novas abordagens 1
Introdução
Há cerca de dois séculos, Adam Smith goza da reputação bem difundida de ser o fundador da ciência econômica. As transformações metodológicas e conceituais que marcaram a evolução da teoria econômica ao longo deste período não foram suficientes para retirar o estatuto canônico da Riqueza das nações, que segue sendo apontada como modelo original e fonte de inspiração de sucessivas gerações de economistas das mais distintas orientações (Tribe, 1999: 609).
Por outro lado, o nome de Adam Smith não está associado apenas à imagem do fundador da ciência econômica, mas também a um modo específico de conceber essa disciplina, isto é, como uma teoria voltada

Relacionados