As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 AS CRUZADAS O SANTO MASSACRE



“A todos aqueles que partirem para as Cruzadas e perecerem no caminho, seja por terra, seja por mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão de seus pecados.”
(Frase do Papa Urbano II usado para incentivar as pessoas a irem às Cruzadas)

As Cruzadas foram expedições guerreiras de inspiração cristã organizada pelanobreza sob o comando da Igreja Católica – na época o Papa Urbano II - que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa, a cidade de Jerusalém, e outras regiões da Palestina, onde Jesus Cristo nascera, pregara e morrera, com o objetivo de conquistar, ocupar e mantê-las, sob o domínio cristão, dos mulçumanos.

1.2 AS CAUSAS DAS CRUZADAS

Em 638 d.C. os árabes, de fé islâmica, tomaram aPalestina, inclusive Jerusalém. Durante séculos aquela ocupação não chegou a criar problemas para os cristãos, pois os árabes respeitam a religião cristã e, portanto, as peregrinações seriam permitidas. Em 1071 a Terra Santa foi tomada pelos turcos otomanos, também muçulmanos, mas intolerantes para os cristãos, então passaram a criar todo o tipo de dificuldades para os peregrinos.
Apopulação da Europa Medieval possuía mentalidade profundamente religiosa, vivia apegada a superstições e profecias que prenunciavam o fim do mundo. Eles acreditavam que os problemas que estavam acontecendo eram causados pela ocupação do túmulo de Cristo (o Santo Sepulcro na Terra Santa, ou Jerusalém) pelos mulçumanos. Em sua mentalidade, a solução para seus problemas era acabar com o poder islâmico sobre aregião.
Em 1095, Urbano II, em oposição ao impedimento pelos turcos, convocou um grande número de fiéis para lutarem pela causa. Muitos camponeses foram a combate pela promessa de que receberiam reconhecimento espiritual, conquistar um lugar no paraíso e recompensas da Igreja.
Os cavaleiros que, a partir de 1095, atenderam ao chamado do Papa para fazerem parte dessa expedição à TerraSanta escolheram como símbolo uma cruz pintada na armadura ou bordada nas vestes. Por isso foram chamados “cruzados”. Eles seriam os guerreiros da cruz, os defensores do cristianismo. Séculos de guerra começaram então...
Além do objetivo religioso, havia o objetivo politico, pois a convocação de cavaleiros, pelos reis, para participar das expedições representaria o enfraquecimento danobreza, pois muitos dos convocados não retornariam. Dessa forma, o poder dos reis se fortalecia.
As Cruzadas, que se estenderam entre os séculos XI e XIII, tiveram como principal motivação a fé, seguida do gosto pela aventura e pelo interesse de cidades italianas em incentivarem o comércio, que já existia, com os muçulmanos.






2 AS OITO EXPEDIÇÕES DAS CRUZADAS




2.2 CRUZADAPOPULAR OU DOS MENDIGOS (1096)

Enquanto os nobres europeus se preparavam para a cruzada oficial, pregadores itinerantes levavam a mensagem do papa às pessoas comuns. Um desses pregadores, Pedro, o Eremita, inspirava seus ouvintes com tanto entusiasmo que multidões de homens, mulheres, velhos e crianças passaram a segui-lo.
A Cruzada Popular foi extraoficial que consistiu em um movimentopopular que bem caracteriza o misticismo da época e começou antes da Primeira Cruzada oficial.
Na busca de recursos financeiros para a longa viagem até a Palestina, estes cruzados buscaram infiéis ricos mais próximos. Assim, começaram a atacar judeus europeus. Apesar da oposição do bispo católico da cidade, os peregrinos mataram muitos judeus que se recusaram a abraçar a fé cristã. O mesmobando seguiu depois até Worms, atacou a Judengasse e matou mais de mil judeus. O grupo prosseguiu até Mainz, onde mais 990 judeus foram mortos.




2.3 PRIMEIRA CRUZADA (1096 - 1099) – CRUZADA DOS NOBRES

Formada por senhores feudais, condes, duques, etc., Partiram para a Terra Santa, com o apoio dos Bizantinos. Com todo o poderio econômico e militar unidos, foi fácil conquistar...
tracking img