Resumo 1 bimestre 6 ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
6 ano 1 semestre. Revisão para prova mensal 1. Caps 1/2/3

I – INTRODUZINDO O ESTUDO DA HISTÓRIA

O que é História?
Conceito de História

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. A História serve pra saber emsomos, ou seja, para definir a nossa identidade.

História é tudo o que está relacionado à presença, às atividades, as maneiras de ser das pessoas.
Também é dado outro sentido: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. O estudo da história pode servir a diferentes finalidades, que variam conforme o ponto de vista.

Historiador é a pessoa que interpreta os fatoshistóricos ou experiências humanas com ajuda dos registros deixados de um povo.
Em história há tempos de curta, média e longa duração.
Curta duração é aquele que passa imediatamente.
Média duração é um fato no nosso tempo.
E longa duração é aquele que ocorreu há muito tempo atrás.

Porque estudamos História?
Estudamos história para aprender a questionar e refletir sobreacontecimentos que já aconteceram como forma de melhorar nosso entendimento sobre a realidade. A partir deste questionamento passamos a construir nosso conhecimento e a fazer melhor uso do conjunto daexperiência e conhecimento humanos, passados de geração a geração.

Como dividimos o estudo da História?
A história começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações de seus antepassados.Do ponto de vista europeu, divide-se em cinco grandes períodos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

 
As ciências auxiliares da História
Para estudar a história, os historiadores precisam da ajuda de outroscientistas, que também trabalham com o passado. Dos mais importantes auxiliares dos historiadores, estão:
•Os arqueólogos: eles escavam a terra, entram em cavernas,mergulham em mares de rios em busca de vestígios. Os arqueólogos trabalham com o que chamamos de cultura material. Cultura material é tudo aquilo que foi produzido pelo homem ou que marca a presençadele em determinado local. Por exemplo: pedaços de cerâmica,objetos pessoas, construções antigas ou restos delas;
•Os paleontólogos: estudo os fósseis, restos de animais, comodinossauros ou de plantas que com o tempo foram fossilizadas (transformadas em pedra ou em algum outro tipo de matériaorgânica);

Os antropólogos: eles estudam as sociedades humanas e, em algunscasos, os restos humanos, como esqueletos, múmias, que sãoencontrados pelos arqueólogos em suas escavações.

Geólogo: estuda a historia da terra, das rochas, das montanhas. Ele é capaz de dizer quando um fenômeno naturalcomo um terremoto ou a erupção de vulcão ocorreu e quais foram os estragos causados, apenas analisando camadas de rocha e terra.Com a ajuda dos documentos produzidos por estes cientistas o Historiador analisa as informações e reconstitui a história de uma pessoa, de um povo, de uma época. É um trabalho muito lento e longo, que é feito a cada dia. História é, portanto, uma ciência dinâmica e quecaminha junto com outras ciências.

Os Tipos de História
Há muitos tipos de história, mas três são consideradas mais importantes:
1.A HISTÓRIA CIÊNCIA: aquela baseada em pesquisas científicas e que nós estudamos nos livros de história;

2. A HISTÓRIA DE FICÇÃO: aquela usada para se fazer romances, filmes, novelas, histórias em quadrinhos. São histórias não verdadeiras, masque não são mentiras,pois quando elas são criadas é para divertir e não para enganar as pessoas;

3. A HISTÓRIA DE VIDA: é a nossa história, a história de cada pessoa que caminha sobre a terra.

A CONTAGEM DO TEMPO HISTÓRICO
A contagem das épocas ou eras da História varia segundo o parâmetro de cada civilização.
Desde a Antiguidade, os povos adotam diferentes sistemas para a contagem do...
tracking img