Materias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERNET APLICADA À SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

* Carlos Roberto Miranda


A chegada do novo milênio tem nos reservado inúmeras surpresas, mas sem dúvida uma das revelações mais importantes tem sido a rápida informatização de todos os espaços de convivência e existência humanos. Em apenas cincoanos, a partir de 1990, a internet transformou-se na maior biblioteca e no maior banco de dados do planeta. O primeiro provedor brasileiro de acesso à internet surgiu apenas em 1994 mas, de lá para cá o crescimento da rede brasileira também tem sido vertiginoso.

Esse processo de informatização, acompanhado do crescimento da internet, tem levado as pessoas a ampliar a visão que têm do mundo. Coma internet, pode-se encontrar em muito menos tempo e com muito mais facilidade as pessoas e as informações procuradas.

Um dos espaços importantes neste processo é o da segurança e da saúde no trabalho, onde a internet tem se revelado uma tecnologia inovadora, abrindo novas perspectivas que podem permitir a redução dos custos e o aumento da oferta de serviços. No campo da formação e daatualização profissional, o crescimento da internet tornou possível a expansão do ensino à distância via Web e da atualização on line. Mas, o impacto principal vem acontecendo na área das pesquisas, que conta hoje com numerosos bancos de dados on line e com uma comunicação rápida e eficiente de informações científicas.

Além disso, a facilidade de acesso às informações que é proporcionada pela internete o aumento do número de sites com conteúdo voltado para a área de saúde vêm promovendo mudanças significativas na própria relação entre o paciente/trabalhador e o profissional da área de segurança e saúde.




Os mecanismos de busca

Hoje a rede já conta com mais de 1 bilhão de páginas www. O problema é que quanto mais cresce, mais a internet se assemelha a um labirinto virtual deinformações. Encontrar a informação desejada pode ser um processo lento e complicado. Para resolver a questão, surgiram os sites especializados em fazer buscas. Cadê? (www.cade.com.br), Google (www.google.com.br), AltaVista (www.altavista.com.br ) e Yahoo! (http://br.yahoo.com ) são atualmente os buscadores mais utilizados e os mais abrangentes. Nenhum deles, contudo, é capaz de cobrir toda a rede. Onovo buscador Vivísimo (http://vivisimo.com ) parece representar um avanço importante para a pesquisa na internet.

O correio eletrônico
O e-mail é considerado hoje uma das mais eficazes ferramentas de comunicação pois permite enviar e receber mensagens nos mais variados formatos e de qualquer lugar do planeta. Muito mais do que o simples envio de mensagens de texto, o correio eletrônicopopularizou-se e tornou-se um instrumento de trabalho que agiliza a rotina das pessoas e das empresas. Estima-se que no mundo são trocados, atualmente, mais de 10 bilhões de e-mails por dia, sendo que atualmente o correio eletrônico é responsável por 80% do tráfego na internet. Diversos sites oferecem serviços gratuitos de e-mail e alguns dos principais desses serviços são o Bol (www.bol.com.br), oHotmail (www.hotmail.com) e o iG (www.ig.com.br).

As listas de discussão
O correio eletrônico facilitou a criação de novos serviços para troca de informações entre pessoas que têm o mesmo campo de interesse: as listas de discussão. Essas listas que vêm proliferando na internet são e-mails específicos criados com a finalidade de reunir pessoas dispostas a trocar mensagens sobre assuntos deinteresse comum entre seus membros. Entre os principais servidores de listas destacam-se o Meu Grupo (www.meugrupo.com.br), o Grupos (www.grupos.com.br) e o Yahoo Groups (http://groups.yahoo.com). Na área de segurança e saúde, destacam- se os grupos SESMT (http://br.groups.yahoo.com/group/ sesmt) e Higiene Industrial (http://br.groups.yahoo.com/group/higieneindustrial).

As mensagens instantâneas...
tracking img