Fsada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antecedentes Históricos da Administração
-Discorra sobre o surgimento da administração a partir do século xx com a revolução industrial.
Influência da filosofia desde os tempos antigos Sócrates, Platão e Aristóteles.
2.1-Sócrates
Foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental e um dos fundadores da atual filosofia ocidental. Seu programa de vidafoi- lhe inspirado pela inscrição do templo de Apolo conhece- te a ti mesmo, isso é, torna- te, consciente de tua ignorância. Sócrates diz ainda que filósofo não deve ser presunçoso a ponto de tudo, mas sim assumir humildemente o papel de eterno aprendiz. Sócrates valorizava acima de tudo o debate e o ensinamento oral. Nesse sentido jamais escreveu seus ensinamento. Sua obra é conhecida através deoutros escritores ou filósofo, sendo o mais importante Platão. Ele desenvolveu um método de argumentação chamado de dialética. Ele utilizava esse método na conversação com seus discípulos e adversários, se propondo a esclarecer os debates a partir de princípios básicos, o que significava definir os conceitos fundamentais que seu adversário adotava com isso, dá inicio á utilização da análise depensamento e do método analítico, Sócrates afirmou que a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência que um homem posa presidir, ele será, se souber do que precisa e ser for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro uma família uma cidade ou um exército.
2.2- Platão
Foi um apologista e professor dos ensinamentossocráticos. A condenação e morte de Sócrates o afeta profundamente, a ponto de escrever na sétima carta reconheço que todos os estados atuais, sem exceção, são mal governados e somente pela filosofia que se pode discernir todas as formas de justiça politica e individual, abandona os planos de carreira politica em Atena, e volta- se para a filosofia.
Sua filosofia era abordada, principalmente através damatemática, a ponto de ter escrito em sua porta a seguinte inscrição: não entre quem não conhecer geometria, dedicou- se também aos estudos da lógica e da metafisica.
Mas embora tenha dado ênfase aos estudos científicos, Platão e sua escola tiveram como objetivo primordial o ensino da Ética. Sua filosofia buscava em primeiro lugar a conversão da alma, e em segundo lugar o serviço dahumanidade, ele acreditava ser a conversão fruto de um aprendizado cientifico metódico e não uma mudança súbita.
Esta foi uma característica de Platão. Não foi um visionário, nem um homem desprovido de senso prático havia chegado á Sicília com esperança de fundar a cidade de seus sonhos, porém acabou aceitando o império da lei e uma constituição mista, tinha crença na supremacia da razão e damonarquia e terminou por aceitar um regime, não por ser ideal, mas por ser o único viável naquele instante, o que poderia ser alcançado e estabelecido. Não como o melhor de que o pensamento era capaz, porém como uma segunda melhor alternativa, a mas conveniente entre as possíveis. Platão idealizou uma sociedade perfeita, divinas distantes entre instituições e sistema educacionais estariam fundadas naposse comum de todos os homens.

2.3- Aristóteles
Ele nasceu na macedônia em 384 A.C Apesar de ter vivido mais do que a média da população na sua época, sua existência não atravessou séculos e durou algo, mais que seis décadas.
No entanto, a existência de sua obra se propagou até os dias de hoje e exerceu e ainda exerce forte influência em diversos campos do conhecimento da humanidade. Alógica Aristotélica influenciou muitas concepções humanas acerca de diversos aspectos da existência. Sua filosofia como um todo, calcada no sistema Aristotélico, é uma das, mas conhecidas e importantes, dentre as obras de todos os seus colegas de profissão.
Apesar de datar de mais de um milênio antes, Sistema Aristotélico só foi ganhar força no século XIII, com São Tomas de Aquino, e passou...
tracking img