Restaurante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANÍSIO TEIXERA
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE
FISIOLOGIA PRESSÃO ARTERIAL

FEIRA DE SANTANA
2012
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO


Trabalho apresentado aFaculdade Anísio
Teixeira como um dos requisitos de avaliação
Da II unidade no curso de bacharelado em
Nutrição, da disciplina de Fisiologia,
orientado pelo Professora Carla Loula

FEIRA DESANTANA
2012

1. INTRODUÇÃO

A medida da pressão arterial (PA) pelo método indireto com técnica auscultatória é um procedimento relativamente simples e confiável para se avaliar os níveisda PA. Foi exatamente há um século, em 1896, que Riva Rocci idealizou o primeiro esfigmomanômetro de coluna de mercúrio.

Nosso corpo é constituído por 60% de água sendo que 2/3 estãodentro dos compartimentos vasculares formados pelo aparelho circulatório fechado. O fluxo dentro dos capilares é mantido pelo coração que impulsiona como uma bomba o sangue pelos vasos que servem decondutores. Na aorta e nas veias a velocidade é mais alta enquanto nos capilares é mínima. A pressão média na aorta é de cerca de 95mmHg e diminui para 2mmHg nas veias cavas.

Apressão arterial é um dos sinais vitais, assim como a temperatura, respiração e pulso que, quando alterada, pode acarretar em complicações sistêmicas graves. A aferição da pressão arterial permite guiarcondutas terapêuticas individuais, monitorar prevalências populacionais e identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial. Portanto, é fundamental que o profissional da área denutrição saiba mensurar e interpretar os valores pressóricos.



2. OBJETIVO

Essa aula prática teve como objetivo ensinar aos alunos como aferir a pressão arterial e saber ainfluência, efeito, do exercício sobre a pressão arterial.

3. MATERIAL


*  Estetoscópio;
* Esfigmomanometro;
* Algodão;
* Álcool.

4. RESULTADOS...
tracking img