Responsabilidade social empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social Empresarial
Ações e Resultados: o Modelo de Gestão da Empresa Natura do Brasil

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE: Empresas, Gestão, Responsabilidade Social, Sustentabilidade.

AS EMPRESAS E SUA FUNÇÃO SOCIAL

As empresas surgiram na era industrial motivadas pela descoberta da máquina a vapor, invenção que tornou possível a produção em larga escala dos chamados produtosmanufaturados, modelo de produção que veio substituir a forma artesanal conhecido como Revolução Industrial. O desenvolvimento das primeiras indústrias na Europa provocou grandes transformações sociais e econômicas a partir de meados século XVIII. As pessoas deixaram o campo deslocando-se para as áreas urbanas em busca de trabalho, gerando um crescimento acelerado e desordenado das cidades. Noaspecto social o principal desdobramento da revolução foi o surgimento do proletariado urbano, os trabalhadores assalariados que saiam do modelo feudal passando da servidão para a dependência do trabalho assalariado nas indústrias. A então chamada classe operária apenas transitava entre uma situação de exploração e outra, recebendo salários baixíssimos, trabalhando por longas jornadas em precáriascondições, numa relação onde não dispunha de nenhum direito trabalhista. Com o desenvolvimento das ferrovias houve grande utilização de mão-de-obra masculina adulta e o trabalho das indústrias ficou delegado principalmente as mulheres e crianças que eram francamente explorados e desprovidos de qualquer proteção por parte do governo. Muitas revoltas e greves foram necessárias para que as condições devida dos trabalhadores começasse a mudar, e só após o fim da primeira guerra mundial os direitos trabalhistas ganharam importância sendo inseridos nas constituições federais de muitos países.
Até então, as empresas tinham como única finalidade o ganho do capital, embora suas atividades tivessem grandes impactos na economia do país e na geração de trabalho e renda, o interesse dos empresários eraexclusivamente o lucro e o poder. Foi pela pressão dos movimentos sociais, revoltas, manifestações e greves, e, por conseguinte, pela imposição das leis trabalhistas que as empresas começaram a assumir seu papel social. Em 1919, com o tratado de Versalhes, surge a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de proteger as relações entre empregados e empregadores no âmbitointernacional. A Declaração dos Direitos do Homem, criada em 1948, prevê alguns direitos trabalhistas, tais como a limitação da jornada de trabalho, férias remuneradas, repouso e lazer. A primeira constituição a incluir em seu bojo os direitos trabalhistas foi a do México em 1917. Estabelecia jornada de oito horas, proibição do trabalho de menores de 12 anos, limitação de 6 horas para as jornadas detrabalho dos menores de 16 anos, limitação a no Maximo 7 horas diárias para a jornada noturna, proteção da maternidade, descanso semanal, salário mínimo, direito de sindicalização, direito de greve, indenização para a dispensa, seguro social e proteção contra acidentes de trabalho. O exemplo da constituição Mexicana foi gradativamente seguido pelo outros países, marcando um novo quadro para a realidadesocial dos trabalhadores em todo o mundo. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 celebra os direitos sociais dos cidadãos e os deveres das empresas, deixando claro sua função social.

Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma destaConstituição. (Constituição Federal do Brasil. 1988. Pág. 11)
Art. 170º. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social. (Constituição Federal do Brasil. 1988. Pág. 64).

Nesse contexto, as empresas se multiplicam e se modernizam com o surgimento das novas tecnologias nas áreas...
tracking img