Responsabilidade social empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social Empresarial: Estratégias de Sobrevivência e Contribuições para a Educação

1. Introdução

Este artigo foi feito baseado em uma pesquisa que trata da responsabilidade social praticada pelas empresa e analisa aquilo que tem sido feito pela educação a partir dessas ações sociais. Buscou-se apresentar as contribuições da responsabilidade social como estratégia desobrevivência empresarial e nos diversos segmentos da vida em sociedade.

No séc XVI na Inglaterra, uma lei buscava amparar os "miseráveis e vagabundo" - Sem sucesso. Nos séculos seguintes existiram outras tentativas, porém sem encontrar uma motivação capaz de mobilizar muitos participantes oriundos das classes hegemônicas.
A partir do séc XX a sociedade internacional passa por significativas mudanças,surgem novas tendências econômicas, sociais e culturais, os paradigmas mudam principalmente no que se refere a ciência sociais. O homem começa a perceber a sua responsabilidade para com o bem-estar social da humanidade nos dias atuais e suas futuras gerações, incluindo a preservação do meio ambiente, sobretudo dos recursos naturais não renováveis como o carvão mineral, petróleo e o gás natural.Diante da incapacidade do estado em encontrar soluções e fazer os investimentos necessários para mudar tal situação, torna-se necessário que o setor empresarial, as Organizações Não Governamentais, o governo e a sociedade como um todo assuma a sua parcela de responsabilidade em busca de mudanças significativas (surge o denominado Terceiro Setor - Institutos, ONG'S, Fundações).

Pautada nestavisão futurista, muitas empresas tem sido levadas a praticar algumas "ações sociais", tais como investimento na educação através da concessão de bolsas de estudos ou a fundação de escolas, patrocínio de atletas e outras modalidades esportivas, criação e manutenção de clubes com finalidades diversas, combate a fome e exclusão social, defesa do meio ambiente e entre outros. Este envolvimento chama-se"responsabilidade social" ou "cidadania empresarial".

2. Abordagem teórica da responsabilidade social

A Responsabilidade social pode ser definida como um dever da empresa de ajudar a sociedade a atingir os seus objetivos. É uma maneira de mostrar que não existe apenas para explorar recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com o desenvolvimento social.
Existem duas correntesque se contrapõem: para uma delas, a finalidade da empresa é o lucro e nada mais, e assim agindo, ela já estará cumprindo sua função social; no entanto para a outra corrente, a responsabilidade social vai além do lucro, como apresentado em um trecho do autor:

" Toda empresa tem uma responsabilidade social. É seu dever pensar no bem-estar da sociedade, e não apenas no lucro. A preocupação com osocial passou a ser até uma questão de sobrevivência. É uma forma de "marketing". (...) A responsabilidade social pode ser definida como dever da empresa de ajudar a sociedade a atingir os seus objetivos. É uma mentira de a empresa mostrar que não existe apenas para explorar recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com o desenvolvimento social. É, em síntese, uma espécie deprestação de contas." (De Benedicto, 1997).

3. A participação das empresas em questões de interesse público

No mundo empresarial moderno, cada vez mais se reconhece que as empresas devem fazer mais do que atualmente tem realizado, ampliando sua ação na sociedade, com a finalidade de se comprometer com determinado valores e desviar-se de imperfeições e consequências do industrialismo, tais como: apoluição ambiental, péssimas condições de ambiente de trabalho dos funcionários, falta de políticas sociais no entorno da empresa voltadas para a saúde, educação, esportes e etc.
Para o presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a gestão com responsabilidade social, além de gerar benefícios para a sociedade, pode trazerinumeros benefícios para a organização, entre os...
tracking img