O conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conhecimento
O conhecimento é uma relação entre o sujeito conhecedor e o objeto a ser conhecido. Essa relação pode ser formada por uma ideia, por um conceito ou por uma opinião. O conhecimento é resultado da curiosidade e do desejo humano e pode ser classificado em cinco categorias, sendo elas:
1. Senso comum: é a explicação da realidade pela vida cotidiana.
2. Conhecimento mítico: é oresultado das explicações da realidade pelo sobrenatural.
3. Conhecimento religioso: é o resultado das explicações da realidade pela fé e pela devoção.
4. Conhecimento filosófico: é o resultado das explicações da realidade por meio do questionamento dela.
5. Conhecimento científico: é o resultado das explicações da realidade por meio da comprovação sistematizada dos fatos.

Oconhecimento

Você já percebeu que em nosso cotidiano conhecemos muitas coisas às quais damos maior ou menor importância? São poucas as vezes, entretanto, que paramos para questionar o que realmente nós conhecemos. Aliás, raramente questionamos o que é conhecer algo.
Quando falamos em conhecer, automaticamente estamos envolvendo dois elementos básicos: um sujeito, que é o conhecedor, ou seja, apessoa que vai conhecer algo e o objeto, que é aquilo que se conhece, que se investiga.
Ao estabelecermos uma relação entre o sujeito conhecedor e o objeto a ser conhecido, passamos a ter a noção do objeto que se quer conhecer. Essa noção pode ser uma ideia, um conceito, uma opinião que pode aproximar ou afastar o sujeito da verdade. O fato é que o conhecimento não aparece do acaso, ele surge de umanecessidade ou de uma curiosidade humana. É o desejo de conhecer que leva o homem ao conhecimento.
O conhecimento também está relacionado à experiência e a saberes. Esses saberes podem ser de ordem técnica, religiosa, científica, moral, empírica e, na medida em que adquirimos essas experiências, mais conhecimentos passamos a ter. Essa relação entre conhecimento e experiência é o caminho natural daevolução humana: conhecimento gera experiências, que geram conhecimento, que gera experiências.
Bem, sabemos que nossas experiências são diversas e, por isso, nosso conhecimento também. O que vamos perceber aqui é que o conhecimento que possuímos pode ser classificado de acordo com as relações que estabelecemos com o objeto a ser conhecido.
Podemos dizer que o primeiro tipo de conhecimento é oque chamamos de senso comum.
Esse tipo de conhecimento se dá nas relações do homem com o seu dia a dia. Seus hábitos, seus costumes, seu juízo de valor são bons exemplos desse tipo de saber. Esse tipo de conhecimento não precisa de normas, de embasamento, de profundidade. Esse tipo de conhecimento é espontâneo, informal e sem qualquer preocupação além do bem viver. Para o conhecimento de sensocomum, não precisa, necessariamente, ter regras. Ele é simplesmente subjetivo. Embora o senso comum não realize comprovações, ele é muito importante para resolver problemas do cotidiano, muito inclusive, sem possibilidades, em termos de tempo, para realizar estudos, comprovações etc.
Diferente do conhecimento de senso comum, o conhecimento mítico é um tipo de conhecimento que busca explicar arealidade ou a natureza por meio de representações sobrenaturais. Essas representações são baseadas na crença em Diferente do conhecimento de senso comum, o conhecimento mítico é um tipo de conhecimento que busca explicar a realidade ou a natureza por meio de representações sobrenaturais. Essas representações são baseadas na crença em um ser imaginado ou em um mártir que pode, de alguma maneira,explicar a vida dos homens.
Já no conhecimento religioso, o homem tenta explicar sua realidade por meio da metafísica, buscando uma verdade única e universal como forma de explicação de sua existência. No conhecimento religioso, o homem busca em uma entidade divina a razão de ser de todas as coisas.
O conhecimento filosófico é um tipo de saber racional. Esse tipo de conhecimento objetiva buscar a...
tracking img