Responsabilidade social empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES OSWALDO CRUZ –
Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis
Curso: Administração de Empresas / Ciências Contábeis
Disciplina: Ciências Sociais Aplicadas
Docente: Ms. Josefa Alexandrina – 1º semestre 2012


Estudo de caso: NIKE: AS PROMESSAS E OS PERIGOS DA GLOBALIZAÇÃO[1]


Como as corporações globais deveriam se comportar na nova ordem mundial internacional? Oque constitui uma boa cidadania corporativa em um mundo onde os acionistas são diversificados e espalhados pelo mundo e onde não existem padrões e nenhuma regra clara ou consensual?
Estas questões modelam o comportamento da maioria das corporações multinacionais de hoje.
Ainda que multinacionais sejam ávidas a perseguir as oportunidades da elevada integração global, elas estão mais e maisprevenidas das reações às quais suas estratégias influem – ambas em casa ou no exterior. Este estudo de caso da Nike, Inc. – uma companhia que simboliza tanto os benefícios quanto os riscos inerentes à globalização – examina as várias dificuldades e complexidades que as companhias encaram enquanto buscam um equilíbrio entre o desempenho da companhia e uma boa cidadania corporativa no mundo globalizadode hoje.

A PROMESSA DA GLOBALIZAÇÃO: NIKE, INC.

Fundada em 1964 através de um investimento de Phil Knight e Bill Bowerman, de US$500 cada, a companhia (então chamada Blue Ribbon Sports – BLS) se desenvolveu de uma importadora de tênis de corrida japoneses para se tornar o líder mundial em design, distribuição e marketing de calçados atléticos.
“Nosso modelo de negócios em 1964 éessencialmente o mesmo que o nosso modelo hoje: crescemos por investir nosso dinheiro em design, desenvolvimento, marketing e venda e depois fechamos contrato com outras companhias para manufaturar nossos perodutos.”
De acordo com a história da companhia, o modelo de negócios da Nike foi desenvolvido por Knight enquanto estava presente na Stanford Business School. A Blue Ribbon Sports começou aimportar tênis de alta tecnologia da Onitsuka Tiger do Japão.
As vendas aumentaram para quase US$2 milhões no começo dos anos 70. A empresa separou-se da Onitsuka e começou a fazer o design e a sua própria linha de tênis. A marka Nike foi lançada em 1972, e a companhia mudou seu nome oficialmente para Nike Inc. em 1978. Nike começou a procurar por produtores alternativos e de baixo custo. Durante essesanos, a Nike abriu sua própria fábrica de calçados em Maine e New Hampshire. No começo dos anos 80, a Nike fechou suas fábricas nos Estados Unidos, fazendo quase toda sua produção na Ásia. M 1982, 86% dos calçados atléticos da Nike vinham da Coréia e de Taiwan. Ao longo do tempo, esses países também começaram a se desenvolver, e os preços também aumentaram. A companhia trabalhou com seusprincipais fornecedores para abrir fábricas de produção na Indonésia, na China e no Vietnã.
Em 2005, os produtos da Nike eram produzidos em mais de 700 fábricas, empregando mais de 500.000 trabalhadores em 51 países. A Nike tinha apenas 22.658 trabalhadores diretos, sua grande maioria trabalhando nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, a Nike ampliou seus produtos, também entrou em outros setores(vestimenta e equipamentos esportivos) e expandiu suas vendas para além dos Estados Unidos, América Latina e Ásia.

OS PERIGOS DA GLOBALIZAÇÃO: SALÁRIOS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E O CRESCIMENTO DO “MOVIMENTO ANTINIKE”

Os mesmos fatores que permitiram a Nike crescer numa percentagem impressionante ao longo das últimas décadas – tirando vantagem das oportunidades dos recursos globais para fazer produtosde baixo preço e investir essa economia em design inovadores e campanhas de marketing – também criaram problemas sérios para a companhia nos anos recentes. Já nos anos 80, a Nike foi criticada por manufaturar seus produtos em fábricas/países onde baixos salários, condições pobres de trabalho e problemas com direitos humanos. De qualquer forma, ao longo dos anos 90, uma série de pesadelos com as...
tracking img