Responsabilidade social empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social Empresarial:
Uma Prática Empresarial que Gera Interesse das Empresas e do Governo

Resumo
Esse texto tem como base a apresentação de uma consciência da responsabilidade social. O quanto se torna cada vez mais forte essa visão que será um caminho para um futuro próximo para todas as empresas. É uma discussão crescente nos últimos anos no Brasil, surgiu conforme asexigências estabelecidas pelos consumidores, solicitando mais informações sobre produtos, atuação da empresa no mercado, seus projetos para com a sociedade. Fato esse, que exigiu modificações rápidas na gestão administrativa das empresas, pois além de prestar contas com seus acionistas, funcionários, entidades governamentais, devem prestar contas com a população.
Palavras-Chave
Responsabilidade SocialEmpresarial; Governo; Política Empresarial
Abstract
This text is based on the presentation of an awareness of social responsibility. How become sincrea singly strong view that this is a way for the near future for all businesses. It is an increasing discussion in recent years in Brazil, emerged as the requirements established by consumers requesting more information about products, the companyoperates in the market, their projects to society. This fact, which required quick changes in the administrative management of companies, as well as accountable to their shareholders, employees, government entities,should be accountable to the population.

Keywords
Corporate Social Responsibility, Government, Enterprise Policy

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Normas e Certificações da RSEPadrões no mundo inteiro.





















1. O Que é Responsabilidade Social Empresarial
1.1 Introdução
No decorrer dos anos é notório a mudança na gestão administrativa das empresas, no inicio do século XX, período anterior a Revolução Industrial havia muita mão de obra artesanal, e devido a pouca concorrência das empresas o direcionamento empresarial estava voltado àprodução, principalmente bens de consumo. Após a Revolução Industrial, período de inicio da globalização, as empresas começaram a ter outro comportamento perante o mercado. Nessa propensão, a necessidade de inovar os processos da gestão administrativa, e, dar melhores condições de trabalho a seus funcionários, fez com que as empresas investissem na questão social.
Alguns autores defendem que, oinvestimento no aspecto social deve ser canalizado da melhor forma possível, resolvendo o problema presente sem afetar os possíveis problemas futuro.
Para entender melhor essa questão, Ashley (2005) afirma que governo, empresa e empregado devem ter uma visão melhor do Desenvolvimento Sustentável, outrossim entendendo que a Responsabilidade Social vai além da questão empresa e empregado, engloba asquestões sociais, econômicas e ambientais. As empresas estão enxergando a RSE como uma forma de maximizar seus lucros, Friedman (2003) defende esse pensamento que, as empresas devem focar na maximização de seus lucros e a questão social cabe ao governo resolver, pois é um dever do estado, dar todo suporte básico a população, realizando suas necessidades intrínsecas e extrínsecas. Na teoria as empresas sãocontrárias ao ato de maximizar seus lucros, porém na prática conseguiram identificar que, dando ênfase a Responsabilidade Social Empresarial, a relação com o empregado seria mais estável, aumentando a probabilidade de maximizar seus lucros.




1.1 – Tema
Responsabilidade Social Empresarial: Uma Prática Empresarial que Gera Interesse das Empresas e do Governo
1.2 – Delimitação do Tema
Otrabalho tem como objeto de estudo a Responsabilidade Social Empresarial. O que as empresas fazem e como o governo fiscaliza essas ações, foi possível analisar que conforme vem crescendo o tema RSE, as empresas investem mais na questão social, não pelo bem da sociedade e sim pelo seu próprio benefício.
1.3 – Justificativa
A abordagem para o presente trabalho teve origem, da falta de...
tracking img