A publicidade como agente poluidor da paisagem urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PUBLICIDADE COMO AGENTE POLUIDOR DA PAISAGEM URBANA
SILVA, Joanna Fernandes1

RESUMO
A quantidade de anúncios publicitários em formas variadas, como cartazes, outdoors, faixas, placas, backlights, cavaletes e outras mais, vem crescendo consideravelmente. Somado a isso a disposição desordenada com que todos esses elementos são inseridos na paisagem causa uma poluição visual que à medida queé incômoda aos olhos, vai causando danos psicológicos ao ser humano. Analisando a expressão visual e sua evolução percebe-se que ela é, sem dúvida, muito mais utilizada e generalizada nos dias atuais do que em qualquer outra época, o que ocorre principalmente devido à globalização. Toda essa poluição visual da paisagem urbana acontece mesmo com legislações, federais e municipais, vigentes. Comoprincipais causas de tanta desordem são citadas as faltas de fiscalização e de conscientização, tanto dos beneficiados pela publicidade quanto dos consumidores.

Palavras - chave: paisagem urbana, publicidade, poluição visual.

1 INTRODUÇÃO
Atualmente as empresas, lojas e indústrias tem investido mais em propaganda, utilizando-se, para isso, de faixas à frontlights, que em sua maioria são“jogados” de maneira desordenada na paisagem urbana, formando aglomerados de anúncios publicitários. O desenvolvimento da expressão visual, o que exatamente é a poluição visual, como a propaganda influencia nessa situação e as legislações existentes relacionadas ao assunto foram o norte deste trabalho. Através de leituras, pesquisas e exercícios de observação foi possível analisar melhor a situação daspaisagens urbanas das cidades. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de levantar questionamentos individuais e incentivar a reflexão no que diz respeito à propaganda como agente causador da poluição visual, considerando os malefícios que trás não somente a paisagem urbana como também a saúde humana.

1

Graduando de Arquitetura e Urbanismo da UDESC, para disciplina de Planejamento Urbanoe Regional: Introdução. E-mail: joanna.fernandes.silva@gmail.com.

2 A EXPRESSÃO VISUAL NA HISTÓRIA
Ao analisar, historicamente, o cotidiano do ser humano percebe-se que sempre se esteve e estará envolvido, por uma forma de expressão visual, interpretando e apreendendo, o significado de algo silencioso, porém dinâmico (MINAMI, 2001). A imagem tem valor/significado, semelhante ao de umsímbolo, e como este é capaz de construir uma linguagem que pode impressionar, construir, expressar e comunicar uma idéia ou mensagem, através de cores, formas e texturas. As diversas imagens a quais o homem é exposto diariamente são percebidas pelo cérebro para então serem analisadas. O registro mais antigo do uso da expressão visual para comunicação data da era primitiva. Nesta época os homens dacaverna não dominavam a comunicação oral, entendiam-se através de desenhos nas superfícies das cavernas.
Nossos antepassados das cavernas, ainda sem o poder da palavra, da comunicação verbal, já insinuavam uma forma de entendimento, entre eles, utilizando-se, para isso, de gestos e associando os fatos de sua vida aos rabiscos que faziam nas paredes das cavernas. De forma simbólica representavam osfatos cotidianos como o caça e também aquilo que eles temiam como o fogo, os raios, o sol e a lua. Desta forma o nosso ancestral já se comunicava tomando conhecimento do seu meio-ambiente e mostrando-o no seu rústico desenho (MINAMI, 2001).

No feudalismo do Japão, há 1000 a.C, os símbolos eram utilizados como forma de identificação das sociedades de senhores. Cada família possuía um símbolo próprioque seria “impresso” em todos os seus pertences, desde roupas, talheres até os portões de entrada do seu castelo. Durante a Idade Média, a expressão visual é usada de maneira semelhante àquela do feudalismo japonês. A simbologia era utilizada por reis, militares, eclesiásticos e cavalheiros representando a heráldica2, e também como forma de representar deuses. Porém, ainda nesta época,...
tracking img