Resenha "um estudo em vermelho"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha – Um estudo em vermelho

Título original: A Study in Scarlet
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Martin Claret
Páginas: 126

“Um estudo em vermelho” é o primeiro livro no qual apareceum dos mais notáveis personagens britânicos, Sherlock Holmes
A narrativa é feita pelo Dr.Watson, um ex-médico do Exército que voltou para Londres após ser ferido. Ele conhece Sherlock Holmes aoprocurar alguém para dividir as despesas e logo no primeiro encontro já percebe a figura peculiar que é Holmes, porém mesmo assim eles concordam em dividir o apartamento na 221B.
A narrativa é divididaem duas partes: A primeira parte da leitura flui muito bem, é gostosa de ler. Nesta Watson conta um pouco de sua vida e sobre como conheceu Sherlock Holmes. Além disso, é apresentado um enigma paraHolmes e Watson solucionarem: um homem é encontrado morto, cercado de manchas de sangue, porém sem nenhum ferimento e com uma expressão de pavor na face.
Na segunda parte o ritmo da leitura diminuiconsideravelmente e o leitor tem a impressão de que foi iniciada outra história totalmente diferente daquela da primeira parte. Contudo, tal pausa é necessária, pois a partir desta será possívelentender o crime. E no final, as duas partes casam perfeitamente, finalizando o ótimo enredo elaborado por Conan Doyle.
Apenas no fim é que é revelada toda a metodologia que o detetive usou para desvendaro mistério. Através desta parte é possível conhecer ainda mais a personalidade de Sherlock Holmes, que apresenta certa excentricidade e mostra-se uma pessoa genial, capaz de chegar a conclusõesinusitadas através de detalhes que não seriam observados por uma pessoa comum. Ai é que reside um dos motivos para o grande sucesso do detetive, pois o autor nos incita a tentar entender e a querer usar osmesmos métodos de dedução lógica de Holmes.
O livro é realmente muito bom, pois além de apresentar um personagem singular, também tem um enredo capaz de prender o leitor. É interessante ainda,...
tracking img