Atps literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Pedagogia
5ª Série Literatura Infantil
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, aconvivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudantepara a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vidaprofissional.

AUTORIA: Priscila dos Santos Vidotti
Faculdade Anhanguera de São Caetano

.

Pedagogia - 5ª Série - Literatura Infantil

Pág. 2 de 5

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:  Conhecer algumas histórias infantis, entrar no mundo da imaginação e estimular o gostopela leitura.  Enriquecer e ampliar o vocabulário.  Intervir, julgar, modificar histórias infantis, recontando-as.  Utilizar a técnica de dramatização, desenvolver a expressão corporal e promover a linguagem oral.

DESAFIO
O objetivo principal do desafio é preparar professores capazes de, por meio de outras formas de linguagem, tornar o ensino da literatura infantil atraente, prazeroso edivertido. Esta atividade também proporcionará ao grupo a oportunidade de analisar e conhecer algumas histórias infantis e a importância que as mesmas têm em despertar nos alunos o prazer pela leitura, estimulando a criatividade, imaginação e a sensibilidade. Para a realização desse desafio, o grupo desenvolverá a livre expressão, relacionando o mundo imaginário com o real e modificando históriasinfantis. Atualmente, um dos principais desafios do professor é planejar aulas estimulantes e motivadoras e, nesse sentido, esse desafio proporcionará ao aluno um desenvolvimento do domínio do ensino da literatura infantil, permitindo a formação de um profissional apto a lidar com a importância da leitura, do cuidado e da valorização com os livros. O desafio consiste em recontar uma história infantil,selecionada a critério do grupo, através de apresentação em Power Point.

Objetivo do desafio
Recontar uma história infantil por meio de uma apresentação em Power Point.

Produção Acadêmica
    

Leitura e análise de artigo científico. Produção textual. Resenha temática. Pesquisa bibliográfica. Reconto de uma história.

Priscila dos Santos Vidotti

Pedagogia - 5ª Série -Literatura Infantil

Pág. 3 de 5

Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão, previamente, organizar-se em equipes de até cinco participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

ETAPA 1
Esta atividade é importante para que você possa compreender a Literatura Infantil como uma abertura para a formação de uma nova mentalidade, sendo a escola um espaço privilegiadopara o encontro entre o leitor e o livro. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Ler e discutir, com o seu grupo, o tema “A literatura infantil e seus caminhos”, disponível nas páginas 14 a 45 do livro-texto da disciplina. Referência bibliográfica: COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, Análise e Didática. São Paulo: Ed. Moderna, 2000. P.14-45....
tracking img