Homem cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTOES
5
QUESTÃO 01. Leia com atenção os enunciados abaixo e julgue-os atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
Tal como o ser humano, a sociedade também passa por um processo de desenvolvimento em seu modo de pensar. Um dos primeiros estágios do pensamento ocidental é conhecido como pensamento mitológico. A respeito desse modo de pensar, julgue as afirmações aseguir.
A (V) Diante de situações que causam admiração e perplexidade, tais como a vida e a morte, a força da natureza e próprio comportamento humano, o homem sempre buscou explicações que lhe tranquilizasse a mente. Foi nesse contexto e para atender a essas necessidades, que surgiram as narrativas mitológicas.
B (F) As narrativas mitológicas, apesar de não terem o respaldo do conhecimento científicodos dias atuais, não possuíam qualquer conotação religiosa ou sobrenatural. Essas narrativas apenas reuniam conteúdos culturais de um povo numa determinada época e localidade.
C (V) Uma das características da narrativa mitológica é que ela, em diversos momentos, buscava explicações e origem para os fatos naturais na rivalidade entre os deuses e até mesmo em relacionamentos sexuais destes. Asações que ocorriam no plano sobrenatural, segundo o pensamento mitológico, influenciavam diretamente no plano natural, tal como sugere o mito de Prometeu.
D (F) Com o desenvolvimento da sociedade ocidental ao longo dos séculos as narrativas mitológicas foram abandonadas como modo de explicação para a realidade natural. Também podemos afirmar que a criação de mitos é um fato que se restringe totalmenteaos tempos antigos da Grécia Clássica, não estando mais presente na sociedade contemporânea.
E (F) O mito pode ser compreendido como uma explicação lógico-analitica de fenômenos naturais ou aspectos da realidade que estimulou o espírito crítico através do rigor e clareza de suas narrativas.
A alternativa correta é:
2/5
QUESTÃO 02. O surgimento da pólis contribuiu efetivamente para asupremacia da razão em detrimento do mito, pois nela desenvolvia-se a prática da discussão pública. Este tipo de atividade política e social propiciou:

Uma explicação da realidade com profundo conteúdo religioso.

Valores religiosos inquestionáveis.

Uma classe política constituída basicamente de filósofos

Uma formulação de argumento racional mais consistente

Crenças e mitos que explicavam omundo sensorial que cerca os indivíduos.
QUESTÃO 03. O pensamento filosófico-científico tem como uma de suas primeiras manifestações o período pré-socrático. Este momento que inaugura uma nova fase do pensamento ocidental tem suas próprias características, ênfases e preocupações. Tendo como base o período pré-socrático, analise os próximos enunciados e marque V para as alternativas verdadeiras e Fpara as falsas

A (__V_) Uma das características que identifica o período pré-socrático é a sua ênfase na cosmologia, ou seja, uma preocupação em entender o funcionamento dos cosmos como um todo harmônico e organizado, as leis que regem seu funcionamento e a descoberta do princípio universal do qual deriva todas as coisas.
B (_V__) Um dos grandes temas discutidos no período pré-socrático tem aver com disputa do conceito de SER entre Parmênides e Heráclito. Enquanto este defendia a existência de um ser imutável e eterno, aquele defendia a mutabilidade do ser, expresso principalmente em sua celebra frase: “ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes”.
C (__F_) A pólis, como uma entidade que surge na Antiguidade Clássica, pouca relevância teve na transição do período mitológico para operíodo pré-socrático, pois ela manteve a sua estrutura social baseada no patriarcado, dando pouca relevância à discussão crítica e racional.
D (__F_) O período pré-socrático também ficou conhecido pela sua uniformidade de pensamento, pois uma vez que as ciências exatas tinham primazia, estas necessariamente levavam os pensadores do período a conclusões uniformes.
E (_V_) Parmênides,...
tracking img