Sherlock holmes, um estudo em vermelho - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOYLE, Conan. Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho. Rio de Janeiro: zahar, 2009.

Resenhado por Tadeu de Sá Rocha, graduando em Jornalismo na Faculdade Estácio São Luís.

Criado em 1887 por Arthur Ignatius Conan Doyle, escritor e médico britânico, nascido na Escócia e conhecido por suas novelas, poemas e histórias de ficção científica, Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho é o livro queinicia a série romance, que marca o primeiro encontro de Dr. John H. Watson com o Holmes.
A trama se dá em Londres, quando o médico de guerra, Dr. John H. Watson, lá se instala depois de suas desventuras na Segunda Guerra Afegã. Tendo que dividir os gastos do aluguel de onde iria residir, conhece Mr. Sherlock Holmes, detetive consultor, e logo vão morar juntos como parceiros de apartamento.
Umcrime misterioso acontece em um dia nublado, enevoado e sombrio, dando um aspecto de mais suspense à trama. O assassinato de Mr. Drebber em Lauriston Gardens dá o sentido central do livro, e a história gira em função de tal incidente que aos olhos dos dois detetives responsáveis pelo caso, Mr. Gregson e Mr. Lestrade é quase indecifrável. Dá-se então uma busca incessante por descobrir quem foi oassassino de Mr. Drebber, envenenado sem sinal de resistência. No local da cena do crime também é encontrada uma marca do assassino na parede, que teria sido escrita com seu próprio sangue, já que o defunto não apresentava nenhum sinal de tortura nem feridas, a marca era a palavra “Rache”, que de início confundira a investigação, uma vez que um dos detetives encarregados, Mr.Lestrade, supôs que talescrito era de fato o nome de uma dama qualquer chamada Rachel, e que não terminara de escrever o nome completo, pois notou a chegada da polícia. Porém, com astúcia, Mr. Sherlock Holmes destrói tal afirmativa, dizendo características precisas do assassino, como sua altura, cor de pele, veículo usado in loco, e complementa dizendo que Rache significaria vingança em alemão.
Fator significativo nahistoria, é a sagacidade de Mr. Sherlock Holmes em conseguir captar fatos anteriores ao acontecimento com deduções certeiras, fruto de métodos desenvolvidos e aperfeiçoados por ele ao decorrer de sua trajetória como detetive consultor. Holmes também não se privava de auto reconhecimento e tal atitude, que às vezes soava meio prepotente, de início causara repulsa em Mr. Watson, porém, no decorrer datrama, podemos perceber a transição de repulsa à admiração, visto que tais qualidades de Holmes se contrapunham aos seus defeitos, e eram bastante encantadoras aos olhos de seu parceiro.
Os dois logo vão à casa do policial Jonh Rance, que acompanhou o caso na noite do assassinato. Lá chegando, descobrem que no horário do crime, um bêbado passara pelo local, sendo completamente ignorado pelopolicial que, ingenuamente, não chegou a imaginar que o homem era o autor do bárbaro crime.
Não bastasse os dilemas de um crime confuso e quase inexplicável, agora Mr. Lestrade descobre que o secretário da vítima, Mr. Stangerson, também havia sido assassinado com punhaladas no coração, dando um aspecto mais medonho à trama.
Holmes decide então pôr um anúncio em um jornal informando, em nome deWatson, que estaria em posse de um anel, (anel este, que fora achado na cena do crime). De primeira não consegue atrair o assassino, mas com ajuda de Wiggins, líder e porta-voz dos meninos de rua contratados por Holmes para o caso, consegue fazer Mr. Jefferson Hope ir ao seu apartamento, para ali receber voz de prisão.
Neste ponto acaba a primeira parte do livro, dando início à segunda. Tal divisãointriga o leitor, pois a trama ainda não está solucionada, e cada capítulo é rebuscado de mistério, fator que influencia a dúvida de querer solucionar junto à Mr. Sherlock Holmes os dilemas do assassinato.
Esta segunda parte do livro se inicia com a história de John Ferrier e a garotinha Lucy. Jogados no deserto, na parte central do grande continente americano, e desiludidos da vida, sem água e...
tracking img