Resenha sobre o emilio de rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UniSEB InterativoCurso de PedagogiaAtividade Avaliativa 2 – Disciplina: História da Educação.A Noção de Liberdade no Emilio de RousseauNome da aluna - Nazareth Ana Lírio de OliveiraRio de Janeiro2013 |

O texto A Noção de liberdade, no Emilio de Rousseau, mostra certos pontos da sua vida, como se posicionou, seus trabalhos,seus pensamentos desde a sua infância até o fim de sua vida.

Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suiça em 1712. Sem a mãe que faleceu no parto, morou com o pai, depois com parentes e aos 16anos foi viver com uma tutora Baronesa de Savoy, que mais tarde se tornaria sua amante, onde ficou até a idade de 30 anos. Após esta fase em 1745 conheceu Théresse de Levasseur, com quem teria 05 filhostodos entregues a adoção, o que levaria Rousseau mais tarde a ter remorsos de tal maneira, que após se recolher a um campo na França, para produzir suas obras, este momento de sua vida estariaretratado em suas grandes obras com clara evidência de seu arrependimento, teve simpatia com o movimento iluminista, Fugiu de perseguições da monarquia e de religiosos, devido a publicações de obras como ANova Heloisa, o Contrato Social e Emilio.

Rousseau teve um olhar para o iluminismo e também ao misticismo, acreditava na religião natural. Um Deus em si mesmo e na natureza. Entrou em conflito comseus contemporâneos, tendo como principal “affair” Voltaire que chegou a fazer campanha pública contra ele. Houve também seus fiéis seguidores os artistas filiados ao romantismo e mais tarde no Brasilinfluenciariam a José de Alencar, e vários outros na área de educação, principalmente por sua obra, Do contrato social no qual expõe sua concepção de ordem política e do Emílio, minucioso tratadosobre a educação.

“O objetivo de Rousseau é tanto formar o homem como cidadão” diz Maria Constança Peres Pissarra, professora de filosofia da PUC/SP, que afirma “A dimensão política é crucial em...
tracking img