Resenhadd

545 palavras 3 páginas
Resenha: Rousseau- Da Servidão à liberdade.
Aluna: Mariane Waki Nalevaiko Boaro
Professor: Ailton
Matéria: Política 2
Curso: Ciências Sociais

Rousseau tenta nos mostrar como, se libertas da deformação provocada pela opinião social, as paixões podem ser moralmente corretas. Para ele, se o Emílio é um tratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade natural do homem, e sobretudo sobre a liberdade das paixões.
No ‘’romance da natureza humana’’, Rousseau tem como grande objetivo demonstrar que o homem da natureza, se diferencia, e muito do homem civil, que ‘’nasce, vive e morre na escravidão’’.
Ele pergunta ‘’como se manifesta a liberdade natural do homem?’’ No âmbito físico, ela se identifica com a necessidade natural de movimento, onde os impedimentos à sua satisfação cria obstáculos ao desenvolvimento normal de uma criança, e reproduzem efeitos físicos nefastos. Se a liberdade é um bem e a necessidade de movimentar-se é a sua primeira manifestação, o uso ‘’desnaturado’’ da mesma representaria um excesso condenável, pois toda justificação dessa prática não passaria de pensamentos inúteis da nossa falsa sabedoria jamais confirmados por nenhuma experiência. Assim sendo, podemos afirmar que uma educação adequada é aquela que respeita a liberdade física a criança, Nas palavras do próprio Rousseau , Da multidão de crianças que, entre povos mais sensatos do que nós, são criadas com toda a liberdade de seus membros, não se vê uma só que se fira ou se mutile; não dariam a seus movimentos a força que pudesse torna-los perigosos e, quando assumem uma posição violenta, a dor logo as adverte de que devem muda-la. Essa tal ‘’liberdade de movimento’’ deve ser mantida preservada quando a criança cresce, uma vez que seus defeitos serão benéficos para o desenvolvimento de seu corpo. Quando a criança conclui suas faculdades e progressos, podemos dizer que estão finalmente ‘’desenvolvidas’’, alcançando o estágio em que devemos

Relacionados