O impacto da tecnologia na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO.

Ao se considerar o momento histórico no qual estamos inseridos, o presente trabalho busca promover uma reflexão histórica, social e filosófica a respeito da tecnologia, considerando para tal, aspectos positivos e negativos desse mergulho tecnológico.
É impossível desmembrar a história da tecnologia da evolução social, pois uma interfere na outra de forma pontual, existindoassim um ciclo vicioso e virtuoso.



2- A HISTÓRIA E A TECNOLOGIA

Ao falar sobre o tema “O impacto da tecnologia na sociedade” se faz necessário conceituar o termo tecnologia, que vem do grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício” juntamente com o sufixo “logia” que significa estudo. É possível concluir, então, que tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve umconjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas. “É uma aplicação prática do conhecimento em diversas áreas de pesquisas”.
Ao pensarmos em tecnologia o que vem a nossa mente a priori são equipamentos atuais como: computadores de última geração, celulares com inúmeras funções, TV digital entre outros. No entanto, se observarmos a definição do termo tecnologiacitada acima é possível constatar que ela está presente no mundo desde o surgimento dos primeiros hominídeos.
A luta pela sobrevivência sempre foi prioridade para todo ser humano. A história da humanidade nos deixa claro esse fato ao registrar desde as pinturas rupestres, passando pela evidência do uso de ferramentas rudimentares feitas com ossos que o homem sempre buscou formas de facilitar suavida.
Vejamos alguns exemplos de tecnologias primitivas citadas no site Wikipédia:

* Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 80.000 anos.
* Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos.
* Arco, funda, 9º milênio a.C.
* Cobre, 8.000 a.C.
* Agricultura, 8.000 a.C.
* Roda, 4.000 a.C.
* Escrita 3.500 a.C.
* Ferro 1.500 a.C.* Catapulta 399 a.C
* Ferradura,300 a.C.
Com o desenvolvimento da sociedade o homem buscou através da filosofia encontrar soluções para problemas cotidianos usando para isso a natureza.
Alguns filósofos através de seus questionamentos contribuíram grandemente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade na qual estavam inseridos. Para exemplificar tal contribuição podemos citarPitágoras e Tales de Mileto cujos ensinamentos são utilizados até os tempos atuais e sem os quais muitas das tecnologias que utilizamos não poderiam ter sido desenvolvidas.
É impossível falar sobre tecnologia sem citarmos os egípcios “que inventaram e usaram máquinas simples, como a rampa e a alavanca para auxiliar seus processos da construção”, sem contar a utilização do papiro para a escrita.
Na Romaantiga era possível encontrar tecnologia para a arquitetura e engenharia; construção de estradas; agricultura extensiva, metalurgia, engenharia militar; fiação e tecelagem.
O período medieval também nos deixa um grande legado como, por exemplo, a arquitetura cisterciense, seguida pela gótica, além das que foram utilizadas nas grandes navegações, bem como a disseminação da palavra escritapermitindo uma ampla divulgação dos conhecimentos científicos. Também nesse período podemos citar o uso de armas que mais tarde culminaria na implantação das primeiras armas de fogo. Foi também nesse período que diversos instrumentos científicos foram desenvolvidos e descobertas diversas leis naturais que trouxeram grande contribuição para o desenvolvimento ainda maior da física, da matemática, damedicina, da astronomia, da filosofia, da engenharia entre outros.
A idade moderna que vem logo em seguida compreendendo o período que vai do século XV ao XVIII trazendo consigo o que conhecemos como Iluminismo e muitas mudanças sociais e econômicas. No Iluminismo “O desenvolvimento cientifico era importante para intensificar a produção industrial, e melhorar as condições de vida, de modo que as...
tracking img