Rousseau - discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 


Resenha:
Rousseau - Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens.





Jean-Jacques Rousseau teve como principais obras de sua vida: Discurso sobreas Ciências e as Artes, Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre Os Homens, Do contrato Social, Emilio, ou da Educação e os Devedores de um Caminhante Solitário.
Ele era escritor,filósofo e teórico político. Nasceu no dia 28 de julho de 1712 na cidade de Genebra e morreu em dois de julho de 1778 na França. Grandes partes de suas idéias influenciaram na Revolução Francesa de 1789.Rousseau defende a idéia de que o ser humano nasce bom, mas a sociedade o modifica. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, fazendo com que indivíduos se organizem em sociedadepara ganhar alguns direitos do Estado em troca de proteção e organização.
Rousseau tem acredita que o homem é bom por natureza, ou seja, o homem natural é bom, e no isolamento é igual a todohomem. É a partir do momento que ele resolve viver em sociedade que as desigualdades aparecem. Ele diferencia a desigualdade natural da moral, e assim ele busca o entendimento da desigualdade moral.Ele descreve o homem natural como um ser sozinho e que em todo o momento tenta manter a sua preservação. Desse modo não há meios de inseri-los na vida em sociedade. Esse homem descrito por Rousseaunão possui habilidades especificas, mas tem um poder de organização e a capacidade de adquirir aprendizados, sendo eles bons ou maus. O que o diferencia dos animais é a liberdade que possui ao nascer e opoder de aperfeiçoamento.
Em Rousseau a transição do homem natural para o social é a origem das desigualdades, um fator externo que encaminha o homem para dois sentidos: o do bem e o domal. Por opção Rousseau até passou a levar uma vida solitária, fugindo dos outros homens.
Mas as pessoas passaram a viver em sociedade e aos poucos foram perdendo o estado de natureza,...
tracking img