Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A proposta desse trabalho é a de demonstrar de maneira objetiva, a pesquisa realizada sobre Jean-Jacques Rousseau, procurando destacar as principais ideias e contribuições filosóficas do autor, relacionadas junto a sua obra Emílio, exibindo a compreensão de seu projeto filosófico para a educação.

CONTEÚDO
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, e um grande teórico daeducação, mostrou que o caminho para uma sociedade mais justa estava numa boa educação, seu pensamento constitui um marco na pedagogia contemporânea, Ele fez sérias criticas a educação tradicionalista de sua época tornando-se o primeiro filósofo a levar a sério a educação infantil. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, na filosofia da educação enalteceu a educação natural conformeum acordo livre entre mestre e o aluno, levando assim o pensamento de Montaigne a uma reformulação que se tornou a diretriz das correntes pedagógicas nos séculos seguintes. Foi um filósofo da doutrina que ele mesmo chamou de materialismo dos sensatos, ou religião civil. Lançou sua filosofia não somente através de escritos filosóficos formais, mas também em romances, cartas e na sua autobiografia.Ficou muito conhecido no meio pedagógico por seus ideais descritos no livro de Emilio ou da Educação.

BIOGRAFIA
Jean-Jacques Rousseau nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça), morreu em 2 de julho de 1778 aos 66 anos, em Ermenonville, nordeste de Paris, França. Sendo considerado um dos principais filósofos do Iluminismo, onde com suas ideias influenciaram a revoluçãofrancesa em 1789. Não conheceu sua mãe Suzane Bernade, filha de um pastor em Genebra, pois ela morreu poucos dias depois de seu nascimento, em decorrência do parto.
Durante muito tempo Seu pai Isaac Rousseau, um relojoeiro de profissão e seu filho Jean-Jacques passaram lendo a coleção de romances que ela deixara. Liam sem parar após a ceia e assim passavam a noite. Quando Rousseau tinha sete anosde idade e os livros da mãe se esgotaram, os dois passaram a ler a biblioteca do pai de Suzanne, onde encontrou uma boa variedade de obras. Mas essa relação do pai com o filho fora interrompido por um incidente cujas consequências tiveram influência decisiva na vida do menino. O pai era um homem instável e despreocupado e às vezes deixava-se tomar por reações violentas. Numa dessas ocasiõesdesentendeu-se com certo capitão Gauthier e este, para vingar-se, acusou-o de desembainhar a espada dentro da cidade. Procurado para ser preso, Isaac, invocando a lei, exigiu que o acusador também fosse preso, até que a questão viesse a julgamento. Não o conseguindo provar sua inocência e temendo ser preso preferiu ir embora pelo resto da vida, não participando mais da vida do filho.
Rousseau ficousob a tutela do tio Gabriel Bernard, engenheiro militar, irmão de sua mãe e casado com a irmã de seu pai. Rousseau foi enviado por seu tio para Bossey a fim de estudar com o ministro Lambercier que lhe ensinou latim e outras matérias E ali viveu os prazeres de estar em contato com a Natureza e se tornou muito próximo de seu primo Abraham, além de fazer amizade com a filha do ministro. Naadolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música e nela se tornou um compositor musical autodidata. No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.
A Enciclopédia francesarepresentou o espírito do pensamento iluminista e divulgou uma noção de igualdade fundamental entre os homens, constitutiva da filosofia iluminista e presente no pensamento de todos os pensadores que compõem o grupo dos enciclopedistas. Os participantes trataram de problemas sociais, confiança no poder da razão, a observação, a experiência, a afirmação do direito à liberdade de pensamento,...
tracking img