Resenha empresa humanizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA HUMANIZADA: A EMPRESA NECESSÁRIA E POSSÍVEL
VERGARA, Sylvia Constant, BRANCO, Paulo Durval. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 20-30, Abr./Jun. 2001.

Por Bruno Siarpinski (Adm/UFFS)

Silvia Constant Vergara, Mestre em administração pela FGV-EBAP, Doutora em Educação pela UFRJ e Paulo Durval Branco, Mestre em administração pela PUC (RJ) abordam noartigo a temática da humanização das empresas através do enfoque da organização para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, a comunidade e o meio ambiente no qual ela interage, direta ou indiretamente e no seu desenvolvimento sustentável. De forma expositiva os autores apresentam a possibilidade de conciliar o acúmulo do capital (lucro) com responsabilidade social e sustentabilidade.
Oartigo é estruturado em sete seções, onde o primeiro e o último são respectivamente a introdução e conclusão do artigo, o restante das seções apresentam títulos próprios, que serão apresentados no desenvolvimento desta resenha. A contextualização dos conteúdos das seções é amparada múltiplas vezes por outros autores, fornecendo alicerces para o desenvolvimento do artigo.
Discorrendo o texto daintrodução é possível perceber que os autores destacam a preocupação para com o ritmo de devastação dos recursos naturais do planeta, estes causados principalmente pela extração demasiada por parte das empresas para a produção de suas mercadorias. Nele é igualmente visto a carência de ações que visam diminuir a discrepância entre os mais desfavorecidos socialmente e os mais ricos. Sendo a partirdessas preocupações, que os autores, almejam discutir e apresentar as soluções para tornar as empresas humanizadas.
Empresa e Sociedade é título de apresentação da segunda seção do artigo, este expõe as características de evolução do papel das organizações durante o século XX. A evolução ocorreu em maior escala depois da revolução industrial, foi a partir deste evento na história que as empresastomaram ciência que poderiam obter lucros maiores de forma mais rápida através do desenvolvimento ou aquisição de tecnologias que tornariam o rendimento da produção maior. Foi neste momento que se iniciava o processo de mecanização não apenas da força do trabalhador, mas, também do próprio trabalhador, isso é claramente visto na fase em que o funcionário trabalhava durante longas jornadas, compequenos intervalos de lazer ou convívio fora da empresa. Da mesma maneira os consumidores se tornavam mais exigentes e desta forma para não perderem mercado para a concorrência, que também se mostrava acirrada, as organizações buscavam se destacar diante destes eventos entrando num ciclo vicioso, que pode ser visto da seguinte maneira: clientes mais exigentes demandam mais qualidade nos bens ouserviços, que serve de premissa para não perder mercado. Sem perceber que no meio deste ciclo havia a exploração irresponsável de recursos tanto humanos como do meio ambiente, que perdurou durante décadas. O texto enfatiza que, este panorama, de maximização do lucro a qualquer preço parece estar mudando nos últimos anos, baseado em uma mudança de paradigma, onde “um comportamento socialmente responsável éo fundamento para o sucesso econômico sustentável a longo prazo” (VERGARA & BRANCO, 2001, p.22 apud LEAL, Guilherme Peirão. Empresa ética não é sonho. Exame, São Paulo, ano 32, n. 22, p. 142, 21 out. 1998). Estima-se que se deve criar uma nova cultura no meio empresarial voltada para a necessidade de garantir o retorno financeiro juntamente com o desenvolvimento pessoal das pessoas epreservação do meio ambiente em que a organização interage.
A seção seguinte remete ao conceito de visão mecanicista do mundo, no qual o homem tenta de qualquer forma dominar e controlar a natureza, sem levar em consideração que ele está inserido nela. Levando-se em consideração que, de certo modo, o homem só alcança o progresso desrespeitando a natureza, pode-se determinar que, se ocorresse o...
tracking img