O classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho: O Classicismo
Resenha: O Homem no centro do Universo
Páginas: 120 - 121


No século XV e XVI na Europa , ocorreu um importante movimento, mais precisamente de renovação que podeser chamado tambem de ( RENASCENÇA), e é considerado um grande marco da era moderna.
Com uma diferença social dos burgueses, esse movimento trouxe um inssentivo a vida urbana e o individualismo.Porem, o RENASCIMENTO não acarretou os mesmos métodos em todos os lugares por onde adquiriam... por exemplo em Florença na Ítalia por volta do século XV, trouxe aspectos diferentes a medida que iamse espalhando por toda a Europa.
Os RENASCENTISTAS, ficam euforicos com a dignidade do ser humano, destacando o como um ser livre e ir atras de sua propria felicidade e modo de se viver.Neste periodo as pessoas já não eram tão " lIGADAS" a religião, os artistas traziam uma nova visão mostrando o ser humano e os proprios personagens biblicos de uma maneira mais humanizada do que forado comum.


>> Uma época de Crises religiosas
Dois movimentos religiosos foram marcados no século XV.

A reforma Protestante foi liderada por Lutero ( alemanha ) Lutero trouxe abiblia traduzida para o alemão e dedicou-se a organizar o culto religioso, ele aboliu o Celibato e os Sacramentos com exceção do batismo e da Eucarestia e no lugar do Latim o uso da lingua alemã. Luterotinha um ponto essencial em sua doutrina q éra " SALVAÇÃO PELA FÉ" e estimulava a leitura biblica díaria.

Ja a Reforma da Igreja Catolica foram grandes, eles criaram a Companhia de Jesus paraincentivar propaganda da Igreja Catolica, foi realizado o CONCILIO DE TRENTO cujo era reafirmada a autoridade PAPAL, eles perseguiam e muitas vezes condenavam a morte as pessoas que divulgavam ideiasconsideradas heréticas.



>> O desenvolvimento cientifico e cultural
O RENASCIMENTO mudou totalmente o conceito da visão do homem pra natureza, ele começou a ver a natrureza não como algo...
tracking img