Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). O Classicismo surgiu no auge do Movimento Renascentista, estimulado pelo podereconômico que se concentrava em Portugal. Elaborado durante o período áureo da Renascença na Itália, adotou como modelos os textos gregos e latinos.
Na segunda metade do séc. XV, o Renascimento começaa se expandir aos demais países europeus. Em cada país esse movimento vai adquirindo aspectos diferentes. Apesar dessa diversidade o movimento mantém uma característica comum: o rompimento com aprincipal marco do feudalismo: o teocentrismo. Com a decadência do sistema feudal, os renascentistas passam a ter interesse pelo ser humano e a valorizá-lo. O Homem é considerado o centro do universo, asua principal figura: antropocentismo. Para os renascentistas, a natureza é tida como o reino do homem, o qual é capaz de dominar as coisas do mundo, aberto às pesquisas e investigações científicas. Oclassicismo, como movimento literário, resulta do Renascimento. E ele foi elaborado durante o período áureo da Renascença da Itália. Para bem entendermos essa época literária, é importante oconhecimento de alguns dos fatos que compõem o panorama histórico da Europa nesse período:

O UNIVERSALISMO
Para os clássicos, a obra de arte prende-se a uma realidade idealizada; uma concepçãoartística transcendente, baseada no Bem, no Belo, no Verdadeiro - valores passíveis de imitação. A função do artista é a de criar a realidade circundante naquilo que ela tem de universal.
O RACIONALISMO
Osautores clássicos submetem suas emoções ao controle da razão. Ao abandonar o teocentrismo, o homem deste período afasta os temores da idade média e passa a crer em suas potencialidades, incluindonelas a habilidade de raciocinar. A cultura clássica é uma cultura da racionalidade.

A PERFEIÇÃO FORMAL
Preocupados com o equilíbrio e a harmonia de seus textos, os autores clássicos adotam a...
tracking img