Fatima dias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTAS DE CLARICE LISPECTOR:

ENCONTROS MARCADOS E “MOVIMENTOS SIMULADOS”

Profa. Dra. Fátima Cristina Dias Rocha (Uerj)

A carta tem algo a ver com a solidão no exílio.
Silviano Santiago.

O leitor de Clarice Lispector esperou algum tempo para ter acesso às cartas endereçadas pela escritora __ que viveu 15 anos fora do Brasil __ a familiares e amigos.Enquanto aguardava, pôde satisfazer __ e aumentar __ sua curiosidade com fragmentos dessa correspondência publicados em alguns livros sobre Clarice, como o de Olga Borelli (1981) ou o de Nádia Battella Gotlib (1995).
Em 2001, as Cartas perto do coração permitiram ao leitor vivenciar a experiência única de “penetrar na intimidade” de Clarice Lispector e Fernando Sabino, que trocaram as primeirascartas quando eram jovens autores em início de carreira. Mantida, com interrupções, de 1946 a 1969, a correspondência começa com Clarice em Berna (Suíça), dirigindo-se ao escritor mineiro no Rio de Janeiro, mas Fernando, ainda em 1946, vai se mudar para Nova York. Em 1952, será a vez de Clarice Lispector fixar residência em Washington, enquanto Fernando estará de volta ao Rio, passando o correio acircular entre as duas capitais.
Se, como afirmou Evando Nascimento (2001, p. 8), a publicação das Cartas perto do coração foi “um dos maiores acontecimentos literários do ano”, em 2002 o leitor ganhou, com o livro Correspondências/Clarice Lispector, mais uma oportunidade de percorrer a paisagem epistolar de Clarice Lispector. O volume, organizado por Teresa Montero, reunia parte dacorrespondência de Clarice com escritores, artistas, intelectuais e familiares, num total de 129 cartas, no período de 1941 a 1976: de um lado, a sua correspondência pessoal ativa __ 70 cartas; de outro, a correspondência pessoal passiva __ 59 cartas.
Lidos em conjunto, os dois volumes fazem lembrar a imagem que Silviano Santiago identifica na correspondência entre Carlos Drummond e Mário de Andrade:a de um “fascinante quebra-cabeça”, que exige do leitor “a paciência e a habilidade do jogador, para não falar da sua imaginação e curiosidade” (SANTIAGO, 2002, p. 21).
Dando início ao jogo a que alude o ensaísta, começo por inserir as cartas de Clarice Lispector e Fernando Sabino no “tabuleiro” apresentado por Teresa Montero. Dadas as dimensões do quadro que tenho à minha frente, estabeleçouma regra para mover suas peças: concentrarei minha atenção nas cartas escritas por Clarice Lispector nas décadas de 40 e 50 __ o que não impedirá a referência, vez ou outra, aos correspondentes da escritora.
Debruçando-me sobre o “fascinante quebra-cabeça” proposto pelas cartas de Clarice e entregando-me aos jogos de explicação e de interpretação desses textos de ordem pessoal, vouaproximar-me da “grafia de vida” de Clarice. Para recompor alguns dos traços dessa “grafia de vida”, além da paciência, imaginação e curiosidade sugeridas por Silviano Santiago, seguirei outra de suas lições: a de que “não cumpre a cada um de nós buscar um fio condutor, pois não há, e se houvesse, seria o resumo de vários fios contraditórios da vida cotidiana com seus imprevistos, incertezas, choques,reviravoltas, arrufos, alegrias, temores, (...)” (SANTIAGO, 2002, p. 21) __ fios que, nas cartas de Clarice, atravessam as grandes distâncias e os extensos períodos de sua vida fora do Brasil.
As Correspondências se abrem com a carta enviada por Clarice a Lúcio Cardoso, em 13 de julho de 1941 __ bem antes, portanto, de estrear como escritora __, de Belo Horizonte, aonde fora em férias escolares.Além de esboçar uma crônica da cidade em que o amigo residira, a missivista volta o seu olhar sobre si mesma, ora automodelando-se como um “bom animal sadio”: “Eu pretendia chorar na viagem, porque fico sempre com saudade de mim. Mas felizmente sou um bom animal sadio e dormi muito bem, obrigada”(LISPECTOR, 2002, p. 15); ora mostrando-se como mais do que uma mulher, ainda que num “estado...
tracking img