Resenha empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Carla Fernandes Ferreira Pinto
Curso: MBA de Gestão Integrada da Qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho
Disciplina: Empreendedorismo

O texto “Empreendedorismo eGerenciamento: processos distintos, porém complementares”, escrito por Louis Jacques Filion, mestre em relações internacionais pela Universidade e Ottawa, MBA pela HEC, PhD e professos responsável pela cadeirade Entrepreneurship MacLean Hunter da HEC, nos remete a compreender que é crescente a necessidade de se desenvolver cursos e atividades de treinamento sobre empreendedorismo, porém levanta umquestionamento que deve ser a diretriz para o desenvolvimento desses cursos de modo a atender a formação profissional, que é a diferença entre gerenciamento e empreendedorismo.
Os estudos de alguns autoressão citados para apontar algumas das diferenças entre gerenciamento e empreendedorismo levantando características comuns aos empreendedores, mas ressaltando, contudo, que as diferenças consideráveisestão nos métodos operacionais dos gerentes e empreendedores.
Os gerentes trabalham dentro de estruturas previamente definidas por outros, e buscam seus objetivos através do uso efetivo e eficientedos recursos, eles adaptam às mudanças, e seus processos de trabalho levam em consideração o meio em que eles desenvolvem-se, de um modo geral está mais associado à racionalidade.
Já os empreendedoresestabelecem seus processos de trabalho resultando de uma visão diferenciada do meio onde não apenas definem situações, mas também imaginam visões sobreo que desejam alcançar, identificam os recursospara torná-los realidade, definido o que querem fazer e como irão fazer, ou seja o empreendedorismo está associado à intuição.
Visto que as atividades conceituais e as habilidades dos dois grupos sediferem faz-se necessário métodos educacionais e de treinamento diferentes. Neste ponto o autor levanta dois conceitos complementares: Know-how e autoconhecimento que se manifestam de forma...
tracking img