Resenha empreendedorismo

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 26 de abril de 2015
Faculdade Anhanguera
Empreendedorismo







O Segredo de Luísa







Passo Fundo, Março 2015.








O Segredo de Luísa

Capítulo II A validação de uma ideia

Depois de conversado com sua tia Fernanda, sobre a ideia de abrir o próprio negócio, Luísa resolve voltar a Belo Horizonte para conversar com o professor Pedro criador da disciplina de empreendedorismo.
Conseguiu na primeira ligaçãomarcar uma hora com o professor e foi com muita expectativa, certa de que voltaria com todas as respostas para suas dúvidas, porém a conversa foi diferente do esperado ao invés das respostas Luísa voltou com muitas perguntas.
Com o passar dois dias foi organizando suas ideias de acordo com as informações que teve com o Professor Pedro.
O professor Pedro fizera-lhe várias perguntas de assuntospessoais, sua atividade profissional, família, estudos, amizades, quais pessoas admirava, quem era suas influências no circulo de relações, suas atitudes e características.
Luísa entendeu que para o empreendedor, o ser é mais importante que o saber, que a empresa é a materialização de um sonho, a projeção da imagem, portanto estudar o empreendedor é a fonte de novas compreensões do ser humanono processode criação. Aprendeu que deve conhecer o mercado, quem será seus clientes, quais são suas necessidades, quem são seus concorrentes, entre outras informações é fundamental para o início do seuplano de negócio.
Para sua surpresa Luísa aprendeu que conhecer o processo tecnológicoé importante mas não representa mais de 15% do negócio e que o restante 85% é chamado de “empresarialmente” no ponto devista do professor, não basta ter o melhor produto para garantir o sucesso do negócio.
Luísa foi alertada que uma empresa nascente é totalmente dependente das decisões do empreendedor, que um empreendedor é umtrabalhador incansável , sem remuneração no início e a energia e dedicação depositada na empresa vai ser proporcional a seu sucesso.Aprendeu que criatividade, uma das principaiscaracterísticas de que um empreendedor deve possuir, é adquirida com os erros e intuição vem da experiência.
Ela se identificou com as características descritas pelo professor para um empreendedor como vontade, perseverança, aprender a ter visão, estudar, procurar informações.
O professor enfatizou sobre a diferença de idéia e oportunidade,idéia pode-se ter várias o difícil é achar a oportunidade, para umaidéia ser uma oportunidade de negócio ela deve se adequar ao perfil da pessoa, sua visão de mundo, seus valores e expectativas sobre o negócio.
O professor Pedro orientou Luísa a começar pela análise de mercado e fazer o Plano de Negócio, um dos conselhos foi sobre ter um padrinho (empresário da área que servirá com um conselheiro) e quecomeçasse a formar uma nova “rede de relações”, procura-se órgãoscomo o SEBRAE ou outras instituições de orientações a empreendedores.
Assim Luísa entendeu que o primeiro passo seria a validação de sua idéia, e que a certeza de produzir a sua Goiabada cascão, vender eganhar lucros porque era a melhor goiabada do mundo não era tão simplespara ter realidade do sucesso do empreendedorismo, precisava começar a se interar em como elaborar um plano de negócio oque não garantiria o sucesso da sua empresa mais que evitaria muitas decisões erradas que poderia significar o fechamento da empresa.
Começou novamente pela estaca zero, procurava ler tudo sobre o assunto, revistas especializadas, livro visitou o SEBRAE, encontrou experiências de sucesso, sugestões, mas nada que a fizesse a voltar com seu entusiasmo inicial. Na sua cabeça só rodava a pergunta o quefaria da sua Goibada Cascão um produto diferenciado e único.
Nesse período Luísa leu todo o material sugerido pelo professor Pedro e alguns mais visitou associações, padarias, fábricas de doces enlatados, conheceu fornecedores que futuramente seriam os seus fornecedores, fez contato com nutricionista, esteticistas, profissionais de esportes e das mais variadas profissões e concluiu que mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha empreendedorismo
  • resenha empreendedorismo
  • Resenha empreendedorismo
  • REsenha empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Resenha empreendedorismo
  • Resenha
  • Resenha Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!