Resenha dos delitos e das penas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DOS DELITOS E DAS PENAS

A obra “Dos delitos e das penas” do italiano Cesare Beccaria é um clássico da doutrina jurídica, que mesmo tendo sido escrita há bastante tempo, mais de um século, nos fazrefletir sobre diversos assuntos atuais, como a possível aplicação de seus conceitos em institutos, tais como a pena de morte, dosimetria penal e da influência que os costumes têm sobre o mundojurídico.
Para o autor, a má interpretação das leis ocorre porque estas se mostram confusas em vários momentos. O objeto principal da obra estudada são os delitos e a aplicação das penas. A inovação e oteor humanitário são características fortes e, sob o ponto de vista daquela época, podemos considerá-la uma obra revolucionista.
Beccaria trata sobre a existência de dois tipos de prova: as perfeitas,que impossibilitam a inocência do acusado; e as imperfeitas, que não excluem essa possibilidade. Para ele, os julgamentos deveriam ser públicos, para que a população participe do que está acontecendo,ou seja, para que haja democracia no Poder Judiciário.
Segundo o autor, somente as leis podem fixar as penas para cada delito e somente o legislador, escolhido pela sociedade, pode criar essas leispenais. O magistrado, que também é membro da sociedade, não pode determinar a um cidadão uma pena que não seja instruída por lei. A interpretação de forma arbitrária das leis é um problema, assimcomo suas obscuridades. Esse problema é maior ainda quando as leis são redigidas de tal modo que a população como um todo não as entendam, então as normas devem possuir linguagem acessível ao povo, quevai poder ter conhecimento do que constitui um delito e evitá-lo.
Podem-se destacar três assuntos importantes: o interrogatório, o juramento e a tortura. O interrogatório é uma ferramenta pela qual sebusca uma relação do delito com fatos circunstanciais, que podem se refletir em provas. O juramento é uma conduta criada pelos homens a fim de valorizar a palavra daquele que depõe, porém...
tracking img