Keynesianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O sistema de ideias keynesiano é umas das escolas com maior significância do pensamento econômico. Iniciando com a publicação de The general theory of employment, interest and Money de Keynes, em 1936, e atualmente possui presença marcante na economia ortodoxa. O Keynesianismo surgiu da escola neoclássica, seguindo a tradição marchalliana. Apesar de Keynes criticarrigorosamente certos pontos da economia neoclássica, que analisou junto com as doutrinas ricardianas sob o título de “economia clássica”, ele usou muitos de seus postulados e métodos. Seu sistema era baseado em uma análise psicológica e subjetiva e foi alternado por conceitos marginalistas, incluindo a economia do equilíbrio estático. Keynes desagregou-se dos ataques à teoria neoclássica sobre o valor edistribuição.

Palavras-chave: Keynesianismo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................06
2.1Biografia....................................................................................................................06
2.2 Origens do Pensamento Keynesiano.........................................................................08
2.3 Principais Dogmas do Keynesianismo......................................................................13
2.4 Keynes e o New Deal................................................................................................15
2.5 Algumas frasesde Keynes........................................................................................16

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................17

4 REFERÊNCIAS..........................................................................................................18

INTRODUÇÃO

BIOGRAFIA

 John Maynard Keynes,britânico, é considerado um dos mais importantes economistas da história, dito pai da macroeconomia moderna.
 Revolucionou o pensamento econômico quando se opôs às ideias da economia neoclássica com uma visão intervencionista do Estado.
 Nasceu numa família de intelectuais. Seu pai era John Neville Keynes, um ilustre economista lógico e político. Sua mãe, que se interessava por assuntos públicos epelo trabalho social, foi juíza da paz, conselheira municipal e prefeita de Cambridge.
 Estudou no famoso Colégio Eton e, ao entrar na universidade, já possuía 329 livros antigos, frutos de uma bibliofilia despertada desde a adolescência. Em Cambridge, foi aluno do famoso economista Alfred Marshall.
 Em 1906, Keynes tornou-se funcionário do Ministério dos Negócios das Índias.
 Em 1908 ocupouo cargo de professor na Universidade de Cambridge, onde lecionou até 1915.
 Em 1906, ingressou no Tesouro Britânico.
 Após a Primeira Guerra Mundial, Keynes foi conselheiro da delegação britânica nas negociações de az, mas em 1919 renunciou ao cargo.
 Em 1919 publicou seu ponto de vista no livro “As conseqüências econômicas da paz”.
 Durante o ano 1920, as suas teorias econômicasanalisaram a necessidade da interferência do Estado nos mercados instáveis do pós-guerra.
 Em 1926, Keynes publicou um pequeno livro intitulado The end of laissez-faire, em que afirmava que os males dos dias de hoje eram frutos de risco, incerteza e ignorância.
 Em 1932, Keynes redigiu seu “Tratado sobre a reforma econômica”.
 Sua obra, talvez a mais importante, foi publicada em 1936, a “TeoriaGeral do Emprego, do Juro e da Moeda”.
 Durante a Segunda Guerra, Keynes se reincorporou ao Tesouro Britânico.
 Em 1942 recebeu o título de barão de Tilton.
 Em 1944 chefiou a delegação britânica na Conferência de Bretton Woods.
 Teve uma vida social muito ativa. Pertenceu ao famoso grupo Bloomsburry, formado por intelectuais e aristocratas. Keynes teve vários relacionamentos homossexuais,...
tracking img