Resenha do texto vendo vozes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OLIVER SACKS EM SUA OBRA VENDO VOZES: UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SURDOS (TRADUÇÃO DE LAURA TEIXEIRA MOTTA, SÃO PAULO: COMPANHIA DE BOLSO, 2010, 216 PÁGINAS) AFIRMA QUE O TERMO “SURDO” É BASTANTEABRANGENTE E NOS IMPEDE DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS GRAUS VARIADOS DE SURDEZ, QUE TEM UMA IMPORTÂNCIA QUALITATIVA E “EXISTENCIAL”[1]. SENDO ASSIM, O AUTOR DISTINGUE A SURDEZ ADQUIRIDA NÃO MUITO CEDO NA VIDAE A SURDEZ PRÉ-LINGUÍSTICA, O NASCER SURDO, E AINDA NOS TRAÇA UM PANORAMA DA HISTÓRIA DA LÍNGUA DE SINAIS.

Segundo o autor, os natissurdos antes de 1750 eram forçados a fazer trabalhosdesprezíveis, viviam sozinhos, muitas vezes à beira da miséria e eram considerados pela lei e pela sociedade como pouco mais do que imbecis. Em 1755 foi fundada em Paris a escola de De I’Epêe, pelo abade DeL’Epée que não tolerava a ideia de as almas dos surdos-mudos viveriam e morreriam sem ser ouvidas em confissão, privadas do Catecismo, das Escrituras e da Palavra de Deus. O abade, que para o ensinoaceitou e utilizou a mímica dos surdos, até então banida pela sociedade, aprendeu a língua de sinais, o que se acredita que nunca tinha sido feito por nenhum ouvinte antes, associou sinais a figuras ea palavras escritas, e assim ensinou os surdos a ler e deu-lhes o acesso aos conhecimentos e a cultura. A iniciativa do abade teve frutos e em 1789 havia 21 escolas para surdos na Europa[2].Tendo em vista que a fala é uma parte do pensamento, o autor afirma que a surdez pré-linguística é muito mais devastadora do que a cegueira, pois, ao menos que seja prevenido, a pessoa pode ficar semlíngua, incapaz de desenvolver raciocínios e ser de fato como imbecil. Contudo, os surdos criam línguas de sinais onde quer que haja comunidades de surdo, sendo para eles um modo de comunicação fácile natural.

A alfabetização de surdos se expandiu de maneira espetacular nos Estados Unidos, assim como na França, e se difundiu pelo mundo. Em 1864 criou-se a primeira instituição de...
tracking img