Resenha vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

CAMPUS GUARULHOS









Renata Geraissati Castro de Almeida





Resenha do texto Vendo Vozes
















GUARULHOS
2013
O AUTOR OLIVER SACKS – NEUROLOGISTA E BIÓLOGO- NO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SUA OBRA VENDO VOZES: UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SURDOS[1] INICIA SUAARGUMENTAÇÃO REALIZANDO UMA PROVOCAÇÃO AO LEITOR, PROPONDO QUE ATUALMENTE SOMOS MUITO MAIS IGNORANTES COM RELAÇÃO À SURDEZ DO QUE FOMOS DURANTE 1786 A 1886 E EXPLICARÁ O PORQUÊ DESTA AFIRMATIVA NAS LINHAS SEGUINTES.
Antes disso o autor irá explicar qual é seu recorte, pontuando que o termo “surdo” é vago e designa uma série de variações de graus de dificuldade para ouvir, sendo que estasvariedades influenciam como será a inserção do surdo no mundo da língua[2]. O autor irá se focar em um grupo específico de surdos, os que são congênitos, isso é que se encontram em uma fase pré-linguística e que nunca adquiriram a língua, condição diferente do caso narrado de David Wright, que ficou surdo após os sete anos e pôde aprender a língua.
O impacto que é nascer surdo e as dificuldades geradaspor este fator também são abordados. Sacks discute o grau de importância que a linguagem possuí na vida dos seres humanos e que às vezes a valorizamos o quanto deveríamos. Para ele a linguagem é o meio pelo qual entramos em uma cultura e adquirimos cidadania, sendo o modo com o qual trocamos informações[3], a linguagem possuí uma relação estreita com o pensamento.
Algumas páginas adiante seránarrada a história de Pierre Desloges, o primeiro surdo-mudo a publicar um livro, este testemunha que no começo de sua enfermidade - antes de conhecer a língua de sinais - vivia isolado das outras pessoas, pois não conseguia transmitir ideias lógicas, porém após ser introduzido nesta linguagem conseguiu ampliar sua compreensão e se tornar extremamente inteligente. Isto ocorre nas palavras deHughlings-Jackson devido ao fato de este antes da língua de sinais não conseguir "proposicionar", isto é, não conseguir criar inter-relação entre as palavras e sinais, mostrando que a falta de linguagem, isto é, de símbolos, pode afetar o funcionamento do próprio raciocínio. Acreditava-se desde Aristóteles que os símbolos eram apenas orais, porém o médico-filósofo Cardano propôs que assim como os sonssão usados para símbolos, os objetos e palavras também podem ser usados.
Após ter pontuado o grau de importância da linguagem, o autor irá traçar um panorama da história da língua de sinais, mostrando que até 1750 não havia iniciativas que contemplassem a educação dos surdos-mudos, algo que os fazia viver marginalizados. Porém após a junção da iniciativa de pessoas comuns, combinada com asideias de filósofos esta situação irá mudar. No ano de 1755 é criada a Escola do abade De L'Epée, este com o objetivo de evangelizar estes surdos-mudos foi possivelmente o primeiro ouvinte a aprender a língua de sinais. Com a junção desta língua dos surdos pobres de Paris, figuras e palavras escritas, foi possível que centenas de alunos surdos fossem alfabetizados. A iniciativa do abade teve frutos eem 1789 havia 21 escolas para surdos na Europa[4].
Os bons resultados apresentados fizeram com que a linguagem de sinais se expandisse, atingisse os Estados Unidos e se difundisse em diversas partes. Em 1864 foi criada a primeira instituição de ensino superior para surdos nos EUA, a Columbia Institution for the Deaf and the Blind, em Washington, atualmente Gallaudet University, que continua atéhoje sendo a única faculdade de ciências humanas do mundo para alunos surdos[5]. O que se pode observar é que houve até os anos de 1870 uma trajetória triunfantes da emancipação dos surdos, que após se alfabetizarem, passaram de párias da sociedade, a pessoas que puderam ser incorporadas, adquirindo cidadania e posições de destaque na sociedade. Apesar disto a partir desta data a situação...
tracking img