“Vendo vozes – uma viagem ao mundo dos surdos” de oliver sacks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Letras – vespertino – 2012
Matéria: Libras – Profa. Sandra Campos
Aluna: Alessandra C. L. Fortunato- 54819

Resenha do primeiro capítulo de
“VENDO VOZES – Uma viagem ao mundo dos surdos” de Oliver Sacks

Depois da leitura desse capítulo inicial, que faz um breve relato da história dos surdose o modo como a sociedade lida com esses cidadãos desde o séc. XVII, fica claro que muitos preconceitos ainda existem e que ainda há muito o que ser mudado para que as relações entre falantes e surdosseja mais justa e proveitosa.
Assim como a grande maioria das pessoas, que não dão ao assunto a devida atenção, antes de começar a estudar o tema da surdez, não tinha me dado conta da riqueza esingularidade com que os surdos falantes de Libras desempenham todas as suas funções e desenvolvem todas as suas capacidades com total destreza, assim como qualquer outro falante. Muitas pessoas veem alibras como uma forma rudimentar de comunicação, por se utilizar do visual e não da oralidade, mas, como lemos no texto, a língua de sinais é completa em si e cumpre sua função no desemprenho dacomunicação linguística pois possui sua sintaxe, gramática e semântica estruturada de modo a organizar o pensamento assim como fazem os falantes de línguas orais ao adquirirem sua língua nativa.
Ao ler otexto não se pode deixar de se colocar no lugar de um surdo. Como seria ter nosso meio de comunicação, no caso a voz, calada ou dificultada? Como nos sentiríamos se não nos fosse permitido falarportuguês em detrimento da alta valoração de uma outra língua qualquer? Isso é o que acontece com os surdos que aprendem, por exemplo, o inglês em sinais, mas com a diferença de que a desvantagem desses éainda maior, pois para esses o que acontece é a troca de uma língua natural por uma artificial.
Libras, por ser visual, é uma língua totalmente acessível para os surdos e, mais especificamente, os...
tracking img