Resenha do livro: vendo vozes de oliver sacks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO: VENDO VOZES DE OLIVER SACKS




VENDO VOZES (OLIVER SACKS)
O Psiquiatra Oliver Oliver Sacks, escreveu este livro (1989) que fala a respeito dos surdos e suas línguasde sinais. Sacks é um escritor famoso por seus livros que discutem o funcionamento do cérebro humano. Para escrever este livro, parte das seguintes questões:
“Em especial , obcecaram-me as descriçõesde pessoas surdas isoladas que não haviam conseguido aprender nenhuma língua: suas evidentes incapacidades intelectuais e , tão grave quanto isso, os revestes do desenvolvimento emocional e socialque podiam vitimá-las na ausência de uma língua ou comunicação autêntica.
O que é necessário, eu me perguntava, para nos tornamos seres humanos completos? O que denominamos nossa humanidade dependeráparcialmente da linguagem? O que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? A linguagem devolve-se de um modo espontâneo e natural ou requer ou requer contato com outros seres humanos?” Nestaobra, Oliver Sacks procura responder questões como essas.
“O autor dizia ter pacientes que haviam perdido a língua, pacientes com afasia (lesão no cérebro que provoca a perda da capacidade ehabilidades de linguagem falada e escrita), mas não conseguia imaginar como seria alguém não ter jamais aprendido uma língua. Quando conheceu Joseph, um menino surdo que ingressou aos 11 anos, pelaprimeira vez na escola, sem língua alguma. O fato de ele não falar, ou não entender o que falava na idade normal foi atribuído ao “retardo”, depois a “autismo”, e esses diagnósticos o perseguiram. Quando suasurdez finalmente se evidenciou , além de “surdo-mudo” julgaram-no idiota, e nunca houve um verdadeiro empenho em ensinar-lhe uma língua.
Joshef ansiava por comunicar-se, mas não conseguia. Nãosabia falar, escrever, nem a língua de sinais, apenas por gestos e uma notável habilidade em desenhar. Eu me perguntava sempre. O que teria acontecido com ele? O que passa em seu intimo? Como foi que...
tracking img