Resenha do livro 'as 44 cartas do mundo líquido moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A liquidez humana
Zygmunt Bauman, famoso sociólogo polonês, em seu livro “As 44 cartas do mundo líquido moderno”, apresenta através de crônicas, assuntos bastante polêmicos e comuns a toda eracontemporânea.
Apontando questões como moda, política, mundo, sexo virtual, globalização e uma série de outros fatores que compõem o século atual, o autor busca através de suas palavras e opiniõesuma reflexão sobre os problemas que a modernidade nos criou, como as constantes mudanças provenientes do mundo líquido e o excesso de informações advindas dele.
A moda é sem dúvida nenhuma, um dosassuntos mais modernos e corriqueiros da atual era em que vivemos. Porém, esse assunto que está cada dia mais presente na vida das pessoas, traz consigo alguns problemas, dentre eles: o surgimentodas chamadas meninas-mulheres. Uma das crônicas de Bauman, igualmente intitulada, mostra-nos um estudo realizado na Grã-Bretanha, no qual foi descoberto que apenas 20% das crianças atualmente brincam aoar livre e que a grande maioria das meninas é “obcecada por maquiagem, moda e estilo de cabelo”. (BAUMAN, 2009. P.67). O que é importante ressaltar é até que ponto essa modernidade interfere nainfância que é ou pelo menos, deveria ser a melhor fase da vida. Fase na qual, não se deve ter esse tipo de preocupação.
Paralelo a isso, encontramos no livro um assunto polêmico e que tem tornado-secomum na vida das pessoas contemporâneas, o chamado sexo virtual. Através dessa nova prática cibernética, o pré-ato, a arte da conquista foi perdida. Pois, uma ação que antes era exclusivamente realizadaatravés do contato físico transformou-se e acabou acarretando a falta de profundidade e durabilidade dos atuais relacionamentos. Como Georg Simmel observou “a medida do valor das coisas é o sacrifícionecessário para obtê-las. Um número maior de pessoas pode ‘fazer sexo’ com maior frequência. Porém, paralelamente a isso, cresce o número dos que vivem sozinhos, se sentem solitários e sofrem de...
tracking img