Resenha do livro 44 cartas do mundo líquido moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BAUNAB, ZYGMUNT, 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno / Zygmunt Bauman; tradução Vera Pereira - Rio de Janeiro, Editora Zahar, 2011.
No seu livro 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno, ZygmuntBauman, sociólogo polonês, descreve com desenvoltura, o cotidiano da sociedade contemporânea e suas constantes mudanças. O livro apresenta 44 crônicas, possui o total de 228 páginas, o autor o apresentacomo narrador observador.
Segundo Bauman, o “mundo líquido moderno” não permanece estático e sim em mutação, de acordo com novos acontecimentos, sentimentos, desejos, esperanças que nos fazem comtamanha rapidez mudar de posição, opinião e ação. Hoje nos temos acesso a meios rápidos de informação, que são disponibilizados em tempo real para todos que tenham interesse em se manter atualizadosobre que está acontecendo no mundo, porem há grande prejuízo neste monte de informações que nos é jogado a todo o momento, o autor deixa questão como saber separar dados inúteis e outros de granderelevância? Não temos como escapar deste mundo líquido, temos que nos adaptar a ele, de forma quase obrigatória. A facilidade como são disponibilizadas tantas informações, facilita a alienação, fazendoacreditar que são instituições da rotina cotidiana. Bauman em suas narrativas, tenta de forma simples analisar e descrever o cotidiano de vidas comuns e que tem de mais interessante no seu cotidianoe também situações supérfluas.
No decorrer dos textos o autor descreve como o medo da solidão aterroriza as pessoas hoje em dia, aparelhos de bolso, como celulares se tornaram meios, que muitosacreditam ser a solução para fugir da angustia de imaginar que possam ficar sozinhos. O ato de enviar a receber mensagens participar de redes sociais com Facebook, MySpace, conversar com amigoson-line é considerada por jovens quase uma necessidade para sua sobrevivência, são paginas viciantes, que deixam jovens angustiados com a possibilidade de não estar conectado. Os aparelhos eletrônicos...
tracking img