Moeda e bancos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Moedas e Bancos
Introdução, evolução e suas características.

TROSTER, R. L. Moeda e Bancos.
“Estudar a moeda é uma atividade que tem fascinado os homensdesde a antiguidade. (...) Nossa sociedade é inconcebível sem a moeda. (...) Muitos dos ganhos de eficiência na nossa sociedade são frutos da existência damoeda”. (p.273)
(...) “A tarefa deste capítulo é apresentar um quadro geral sobre a moeda, destacando sua evolução histórica, suas características, suas funções edefinições no Brasil, sua oferta e demandada e seu uso na política monetária”. (p.273)
“Assim, podemos dividir a evolução da moeda em cinco estágios: 1o estágio –pré-economia monetária ou escambo; 2o estágio – moeda mercadoria; 3o estágio – moeda simbólica; 4o estágio – moeda escritural; 5o estágio – moeda sofisticada”.(p.274)
“É aceito como moeda o instrumento que cumpra três funções: a)meio de troca; b)unidade de conta; c)reserva de valor. A função mais conhecida é a deservir como meio de troca ou meio de pagamento. A segunda função é a de servir como unidade de conta, pois é em moeda que são denominadas os ativos de uma pessoa,de uma firma ou do governo”.(p.275)
“Por fim, a moeda tem a função de servir como reserva de valor. Com isso, ela possibilita que os indivíduos possam optarpelo consumo presente ou futuro, pois esperam que a moeda mantenha o valor ao longo do tempo”. (p.275)
(...) “Contudo, quase todos os ativos financeiros têm, emmaior ou menor grau, essas características e podem cumprir satisfatoriamente as funções de moeda”. (p.276)

BIBLIOGRAFIA:
TROSTER, R. L. Moeda e Bancos.
tracking img