Resenha do livro: “44 cartas do mundo líquido moderno” de zygmunt bauman.

Páginas: 4 (832 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2012
Universidade Federal de Juiz de Fora – Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas –
Resenha:

BAUMAN, Zygmunt. “44 cartas do mundo líquido moderno”. Tradução: Vera Pereira. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 2011.

Zygmunt Bauman (Poznań, 19 de novembro de 1925) é um sociólogo polonês que iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968foi afastado da universidade. Logo em seguida, emigrou da Polônia reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde, em 1971, se tornou professor titularda universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Lá conheceu o filósofo islandês Ji Caze, que influenciou sua prodigiosa produção intelectual, pela qual recebeu
os prêmios Amalfi (em1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (em 1998, pelo conjunto de sua obra). Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

O autor Zygmunt Bauman,reúne em sua obra “44 Cartas do Mundo Líquido Moderno”, o lançamento de um olhar da contemporaneidade, buscando entender comportamentos, dicotomias e paradoxos desse novo paradigma social.
ParaInterpretação, ele se utiliza da dialógica das cartas como forma de registro, através das quais ele traça uma interação com o leitor sobre a diacronia comportamental e de linguagem, caracterizado pelasmudanças das condições de vida, padrões de normalidade, de certo e errado, diferentes pontos de vista, conflito de gerações com ganho de quantidade e perda de qualidade de vida.

Em cartas como:“Conversas entre Pais e Filhos”, “Online. Offline”, “Como Fazem os Pássaros”, “Sexo Virtual” e “Estranhas Aventuras da Privacidade”, o autor apresenta como eixo central a abertura de novas possibilidades,com um grande gancho para o desenvolvimento profundamente ligado à cibernética. Nesta arena, discute-se como a comunicação e a conexão são rápidas e a forma como isso derrota facilmente a vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • livro de bauman 44 cartas do mundo líquido moderno
  • RESENHA DO LIVRO AS 44 CARTAS DE UM MUNDO LIQUIDO MODERNO
  • Resenha do livro 44 cartas do mundo líquido moderno
  • Resenha do livro 'as 44 cartas do mundo líquido moderno
  • Consumismo é mais que consumo (ZYGMUNT BAUMAN
  • RESENHA : 44 Cartas do Mundo liquido Moderno
  • 44 Cartas do mundo líquido moderno
  • 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno / Zygmunt Bauman; tradução Vera Pereira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!