Resenha discurso sobre o metodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filosofo, físico e matemático francês René Descartes é considerado o pai da filosofia e da matemática moderna. Formou-se em direito, porém nunca exerceu profissão. Ficou conhecido no ramo damatemática por fundir álgebra à geometria. Considerado um dos maiores pensadores da história. Mundialmente conhecido pela sua famosa frase "Penso, logo existo", ele acredita na forte ligação entre "pensar"e "ser". Entre suas obras, se destacam "Geometria", "Meditações Metafísicas", "Discurso sobre o Método", entre outros. Este último, segundo o próprio Descartes, teria sido inspirado por três sonhos emque teria "a ideia de um método universal para encontrar a verdade".
Em sua obra sobre o Discurso, Descartes demonstrar a condução para o pensamento humano. Enaltecia a poder da razão, o que eleacreditava ser aquilo que diferenciava o homem do animal. Cita aos poucos os caminhos que traçou para chegar a sua razão absoluta, para assim, quem tivesse interesse também seguisse o mesmo caminho. Nãotinha interesse nenhum em escrever algo didático e sim narrativa.
Por ser um matemático, muito dos seus métodos são confundidos com formas de resolver problemas. Utilizando-se da metáfora de sedemolir uma casa(os antigos métodos que Descartes defendia) para poder ser construído um novo prédio(o novo Método) ele comenta sobre os quatro métodos de raciocínio proposto. Primeiro, verificar averacidade daquilo que se investiga. Segundo, dividir em parcelas mínimas possíveis tornando-a mais simples de se resolver. Terceiro, organizar tudo de forma crescente, ou seja, começar pelos mais simplesaté os mais compostos pensamentos. Quarto e último, reorganizar as parcelas e assim revisá-las a fim de que nada passe despercebido e assim fazer uma conclusão. Esses quatro métodos podem ser resumidosem indução, dedução e enumeração na matemática.
Por outro lado, Descartes também pensou em como ter “um local seguro” enquanto demolia sua “casa”. Foi então que ele formulou a moral provisória e...
tracking img