MODELO PRÁTICO DE ELABORAÇÃO DE RESENHA CRÍTICA OU CIENTÍFICA

1792 palavras 8 páginas
MODELO PRÁTICO DE ELABORAÇÃO DE RESENHA CRÍTICA OU CIENTÍFICA

CONCEITO

De modo geral, resenhar consiste em examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas. É talvez o nível mais elementar de pesquisa científica e caracteriza-se apenas como pesquisa exploratória, pois o texto-base já está pronto. Como trabalho de ponta, é normalmente feito por pessoas com sólidos conhecimentos na área, já que o trabalho de crítica demanda “olho clínico” apurado. É, também, excelente exercício inicial de autonomia intelectual, uma vez que o exame de obras já prontas enseja o treinamento de compreensão e crítica, além do contato mais aproximado com bons autores e com o pensamento já elaborado, que, para o iniciante, servirá como modelo interessante de produção científica.

1 – Referência bibliográfica
1.1 - Autor
O nome do autor deve ser expresso por extenso e não abreviado, porque pode ocorrer que uma abreviatura leve a uma confusão; poderá haver mais de um autor com o mesmo nome. Inicia-se a referência pelo sobrenome do autor, com letras maiúsculas, em seguida, colocam-se o nome e outros sobrenomes, se houver.
1.2 - Título da obra
O título da obra é sublinhado(itálico). A observação dessa convenção facilita o reconhecimento de que se trata de obra e não de nome de pessoa. Utiliza-se inicial maiúscula apenas para o primeiro nome do título, os demais nomes são grafados com letras minúsculas. Se houver subtítulo, esse é separado do título por dois pontos. O subtítulo não é sublinhado (itálico). Em geral, ele aparece na contra capa do livro em caracteres menores que o título principal.
Se tradução, nome do tradutor;

1.3 - Elementos de imprenta (local da edição, editora e data)
1.3.1 - Nome da editora
A editora que publicou a obra é outra informação relevante. Se se tratar de uma editora conhecida, com distribuição pelo Brasil inteiro, fácil será seu acesso, mas se tratar de uma publicação com circulação restrita será mais difícil ter acesso à obra.
1.3.2 - Lugar,

Relacionados

  • Como Fazer E Apresentar Trabalhos Cient Ficos Em Eventos Academicos Antonio Carlos Xavier
    37316 palavras | 150 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas