Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá

Jéssica

Resende, 30 de Maio de 2012

Aula 7
Questão discursiva:
Explique a diferença entre a concepção Rousseauniana do “bom selvagem” e a concepção hobbesianada natureza humana.
O estado de natureza de Hobbes é o estado de sociedade de Rousseau.Onde o “o bom selvagem” para Rousseau, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que anatureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente. Já para Hobbes, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente,vigorando a guerra de todos contra todos, onde o medo reina e a morte violenta é o medo que mais atormenta. Para se protegerem, os humanos inventaram armas, dentre outras atitudes inúteis formadas poisassim haverá, alguém mais forte que vencerá o mais fraco.
Questão objetiva:
R: E)

Aula 8
Questão discursiva:
O cientista James Watson estaria inspirado nas concepções positivistas (neste casoo Darwinismo Social) para explicar as diferenças de evolução entre os povos e raças? Justifique.
Sim. Pois no darwinismo social, a sociedade se modifica e desenvolve de forma semelhante segundo omesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior. E o cientista diz que para ocorrer uma diferença na inteligência humana demora de 10a 15 anos , e na comparação dos dois, acredito que se relacionam, até para que aconteça mudança leva um determinado tempo.
É correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que ascaracterísticas biológicas determinariam a superioridade de uns povos e inferioridade de outros? Explique.
Do ponto de vista socioantropológico é correto afirmar, pois nas pesquisas obtidas por eles, conseguiamenxergar a diferença entre os povos.
Questão objetiva
R:C)
Aula 9
Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o...
tracking img